terça-feira, outubro 22, 2013

TEORIA: Breve curso de marxismo-leninismo

Por William Bland

Notas de Cristiano Alves: William Bland foi sem dúvidas um dos maiores marxistas-leninistas dos anos 90, sua organização, a Aliança Marxista-Leninista do Reino Unido congregou importantes cavaleiros do comunismo dotados da teoria e da prática revolucionária anticapitalista. Embora algumas questões refiram-se à sociedade britânica, quase tudo no breve curso é plenamente aplicável à sociedade brasileira.



1. O QUE É ECONOMIA?

É a ciência das formas que as pessoas encontram para satisfazer suas necessidades materiais(alimentos, roupas,moradia, etc.).

2. O QUE É POLÍTICA?

É a ciência das formas pelas quais as pessoas se organizam em sociedade.

(NOTA: É mais antiga do que a "ciência política". Povos primitivos, sem Estado ou governo, tinham organização política).

3. O QUE É PRODUÇÃO?

É a transformação de matéria-prima em coisas que as pessoas possam usar, ou seja, em produtos.

(NOTA: O produto de um processo de produção, tal como o ferro, pode tornar-se matéria prima de um outro processo produtivo, tal como a engenharia).

4. O QUE SÃO MEIOS DE PRODUÇÃO?

São as ferramentas que as pessoas usam para produzir, desde o machado de pedra até a fábrica automatizada.

5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SISTEMAS SOCIAIS CONHECIDOS NA HISTÓRIA?
1. Comunismo primitivo, tal como na sociedade africana tribal;
2. Escravismo, tal como no Império Romano;
3. Feudalismo, tal como na Europa medieval;
4. Capitalismo, tal como na Grã-Bretanha contemporânea;
5. Socialismo, tal como o que ocorreu na antiga União Soviética nos tempos de Lenin e Stalin.

6. O QUE É EXPLORAÇÃO?
É o ato de viver, parcial ou totalmente, do trabalho dos outros.

7. O QUE É UMA CLASSE SOCIAL?
É um grupo social que possui distintas relações com os meios de produção. 
O membro de uma classe:

1. Possui meios de produção e vive da exploração de uma classe que não possui tais meios;
2. Possui os meios de produção e vive por meio de seu próprio trabalho; ou
3. Não possui quaisquer meios de produção e vivem através da venda de sua capacidade de trabalho para a categoria que possui os meios de produção.

A classe da categoria 1 é uma classe exploradora, ao passo que a classe da categoria 3 é uma classe explorada.

8. QUAIS SÃO AS CLASSES SOCIAIS BÁSICAS NA GRÃ-BRETANHA HOJE?

1. a classe capitalista ou burguesia, que possui seus próprios meios de produção e vive explorando a classe social que não os possui;
2. a classe média ou pequena-burguesia, que possui seus próprios meios de produção e vivem primariamente de seu próprio trabalho; e
3. a classe trabalhadora ou proletariado, que não possui meios de produção e vivem da venda de sua capacidade de trabalho à classe capitalista.

9. QUE SISTEMAS SOCIAIS CONHECIDOS NA HISTÓRIA SÃO BASEADOS NA 
EXPLORAÇÃO?

1. escravismo (na qual a classe dos escravos era explorado pela classe dos donos de escravos);
2. feudalismo (na qual a classe dos servos era explorada pela aristocracia); e
3. capitalismo (na qual a classe operária é explorada pela classe dos capitalistas).

10. QUAL É A CAUSA BÁSICA DA MUDANÇA HISTÓRICA DE UM SISTEMA PARA OUTRO?

O desenvolvimento de ferramentas e técnicas. O processo ocorre dentro de um sistema social em particular até alcançar o ponto em que essas novas ferramentas e técnicas não podem ser desenvolvidas, ou mesmo usadas, para a maioria, dentro do sistema social. As frustrações resultantes disso, dão origem a um movimento político, que tem a função de mudar o sistema social para um novo. Eventualmente, esta mudança é uma ruptura, permitindo que as ferramentas e técnicas sejam desenvolvidas dentro do novo sistema social.

No primeiro estágio da sociedade humana as ferramentas e técnicas eram tão primitivas, e conseqüentemente a produção muito baixa, que era impossível para alguém produzir o suficiente para manter ele próprio e seus dependentes vivos. Não havia, assim, um excedente que alguém poderia utilizar.

Conseqüentemente, a exploração era impossível, pois os meios de produção eram da coletividade, e o sistema social era uma espécie de comunismo primitivo.

Todavia, dentro do comunismo primitivo, as ferramentas e técnicas continuaram a ser desenvolvidos, até alcançar o ponto em que era possível para alguém produzir mais do que o necessário para manter a si mesmo e aos seus dependentes vivos. Até aí, os prisioneiros de guerra eram geralmente comidos; agora, no entanto, o canibalismo veio a ser considerado como imoral pela sociedade, pois já não era mais economicamente sensível: tornando um prisioneiro de guerra em um escravo tornava possível obter dele não apenas um bom alimento, mas alimentos para toda a vida obtidos de seu trabalho escravo.

Assim, como resultado do desenvolvimento das ferramentas e técnicas, o comunismo primitivo deu lugar ao escravismo. A sociedade tornou-se dividida em duas classes sociais: a classe dos exploradores senhores de 
escravos e a classe dos escravos explorados.

2 comentários:

ssm disse...

Excelente para o propósito ao qual foi concebido: uma BREVE introdução. No que tange o comunismo primitivo, pode-se apontar como exemplo deste modo de produção, as comunidades indígenas no Brasil.

A Página Vermelha disse...

Cuidado com tal análise, pois nessas comunidades havia divisão social e sexual do trabalho.