quarta-feira, outubro 23, 2013

ESPORTE: Lutador comunista americano do MMA surpreendeu plateia russa com hino soviético


Por Cristiano Alves


Há quem diga levianamente que "os russos hoje odeiam o comunismo", não obstante o fato de que mais da metade acreditam que na URSS vivia-se melhor e que mais da metade dos russos considera Stalin positivamente, tendo eleito o revolucionário georgiano como o terceiro maior nome da história. Todavia, mais surpreendente que esse saudosismo por um sistema tão "malvado e cruel", foi um ocorrido em 2012 num evento de MMA, em São Petersburgo, o M-1. 

Inicialmente, surpreendeu o evento ter tido em sua plateia o... presidente da Federação Russa, Vladimir Putin(alguém já imaginou a presidenta Dilma Rousseff ou mesmo o ex-presidente Lula indo a um evento de MMA?). Primeiro, entra o lutador russo, Denis Komkin, ao som de "O fantasma da ópera"(ópera americana), instrumental. Depois entra o lutador americano Jeff Monson, popularmente conhecido como "The Snowman"(O homem da neve, em plena cidade do Neva, quanta coincidência!). Mas sucede-se então o mais surpreendente momento, Monson entra ao som do hino da União Soviética, e não foi "o hino instrumental comum à Federação Russa e URSS", foi exatamente o hino da URSS com as letras daquele tempo! A atitude de Monson rendeu-lhe aplausos generalizados e entusiásticos do público russo, obrigando toda a plateia, inclusive o presidente Vladimir Putin, a se levantar, um tanto estranho para quem viveu na "terrível e violenta ditadura comunista". De fato, Putin soltou um certo sorriso de pé, como quem diz "que trouxa, ele ainda é comunista, mas pelo menos está respeitando o nosso país".

É certo que dentre os presentes, nem todos eram comunistas, talvez mesmo poucos o fossem, mas quando até um cidadão americano reconhece o quão grande foi a potência vermelha, isso é sinal de que naquele tempo as coisas eram melhores, e de fato muitos russos, mesmo os não-comunistas, reconhecem que foi nesse período que se deram as maiores realizações dos povos da Rússia e de outras repúblicas durante o século XX e em toda a sua história.

E para essa história ter um final feliz, o atleta americano, casado, pai de dois filhos, venceu a luta, aplicando técnicas de Jiu-Jitsu Brasileiro, sua principal arte marcial. Mas ainda que não triunfasse, Jeff Monson já é um vencedor, pois além de ser um campeão no esporte, no MMA, é também um campeão de humanismo e de internacionalismo! Resta perguntar, será que na cara cara desse o velhote fascista amante de bravatas, Olavo de Carvalho, ousaria cuspir em sua cara? Claro que sim... através da webcam de seu talkshow, popularmente denominado talkshit!


Confira os eventos descritos:



Nenhum comentário: