sexta-feira, outubro 04, 2013

HISTÓRIA: O homem que tentou provocar uma guerra entre a França e a URSS

Por Cristiano Alves


Pavel Gorgulov fora um médico do Exército Branco, durante os anos da Guerra Civil Russa. O militar russo, após a derrota da Guarda Branca, fugiu para a Tchecoeslováquia, de onde foi expulso por praticar o abortamento, mesmo se dizendo religioso cristão branco(contrarrevolucionário).

Foi na França que Gorgulov escreveria seu nome na história, negativamente! Lá, após ter seu pedido negado para ir morar em Mônaco, por suas práticas abortistas, o contrarrevolucionário russo cometeu um famoso crime, ter assassinado o presidente da França, Paul Dourmer. Ele aproximou-se de forma furtiva do presidente francês, que visitava uma exposição na França, e disparou contra o chefe de Estado três tiros com uma pistola FN 1910, um deles atingindo sua nuca, vindo o presidente Dourmer a óbito.

Segundo Gorgulov confessou num tribunal francês, seu objetivo era "se vingar pelo pouco apoio aos brancos dado pela França" e "provocar uma guerra entre a União Soviética e a França". Após sua prisão, Gorgulov perdeu a cabeça na guilhotina.

A ação de Gorgulov foi uma das diversas ações tomadas por guardas brancos e provocadores estrangeiros que visavam lançar a URSS numa guerra contra os países capitalistas. Diversos diplomatas e representantes comerciais soviéticos foram vítimas de atentado nos países ocidentais, bem como personalidades estrangeiras que visavam o diálogo com os soviéticos.


Fontes:

Academia de ciências da URSS. História da URSS: Período do socialismo 1917-1957. Tradução João Alves dos Santos. Editorial Grijalbo. São Paulo - 1960
WIKIPEDIA. Artigo sobre Paul Gorguloff. Disponível em http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Gorguloff

Nenhum comentário: