quarta-feira, abril 02, 2014

MUNDO: País socialista quer integrar a Federação Russa

Por Cristiano Alves

Bandeira da República Moldava da Transnístria

Durante os anos 90 alardeou-se freneticamente que "o comunismo acabou", um discurso que não tomou em conta que não bastaram 2 anos de fim da União Soviética para que o povo elegesse líderes e partidos comunistas. Na Rússia os comunistas obtiveram maioria parlamentar, sendo impedidos de assumir o poder por tanques convocados pelo beberrão Yeltsin, flagrado bebendo e rindo do bombardeio do parlamento. Na Bielorrússia foi eleito o comunista Alexander Lukashenko, que interrompeu e impediu as privatizações desenfreadas e combateu a corrupção. Todavia, na Moldávia, única república soviética de língua latina, um povo não aceitaria o fim da União Soviética, os moldávios da Transnístria.

Assim como a Crimeia realizou um referendo onde ficou decidida a adesão da república à Rússia, a Transnístria, região da Moldávia e república independente de fato(mas não de direito), guardada por forças russas e ucranianas, realizou em 2006 um referendo onde foi apoiada a independência do país para a sua posterior incorporação à Rússia. Esse referendo foi recordado pela ministra das relações exteriores Nina Shtanki, após esta saudar o resultado do referendo da Crimeia.

Nina Shtanki, Ministra das Relações Exteriores da Transnístria
As dificuldades para a integração da Transnístria à Rússia residem principalmente no fato de que o país não possui fronteira contínua com a Rússia, além de não possuir um aeroporto para conectá-la à Rússia. Além disso a medida poderia provocar um forte atrito entre a Rússia e a OTAN, da qual faz parte a Romênia, que tem interesses na região, outrora pertencente ao país.


Um comentário:

Pedagogia do Futuro disse...

A bandeira vermelha coma foice e o martelo, e com a estrela, indica ainda a semente soviética, o único diferencial é sua faixa verde como detalhe. Mas também vimos a beleza da ministra das relações exteriores em defesa de seu país socialista, é uma pena que o Jornal Nacional, o jornal da Globo e companhia limitada não falam nada disso. É claro! Mídia burguesa só fala bem do que é capitalista, e do que dá lucro, por isso nunca será capaz de valorizar o que é belo de fato: solidariedade, fraternidade cidadã, respeito pelo ser humano e paz mundial. sim! quem só visa lucro não respeita o ser humano, só sabe explorar o que se produz, e se acha que não dá lucro, não presta. Sinceramente com essas pessoas é até difícil você ter uma conversa realmente amigável, porque não sabem valorizar o belo, que significa todos serem cidadãos e cidadãs, que é a proposta comunista, pois mesmo sabendo que comunismo não é igualitarismo, e sim cidadania para todos, eles pensam: "Só eu trabalho! Só eu sei pensar! O resto é tudo burro! Só eu sou lógico! só eu isso! só eu aquilo!".E etc, etc, etc, por isso que é difícil conversar. além disso só valorizam a indústria pesada, porque no conceito deles é lucro. Não apreciam o simples artesão em sua banca na esquina, que faz sua arte e põe à venda, por caracterizarem como perca de tempo, porque não é lucro. Enfim, a mídia que temos é isso, só valoriza o lucrativo, e não o belo, e esse país socialista e sua luta é o belo.