quarta-feira, dezembro 29, 2010

PERSONALIDADES

Uma Patricinha pelo proletariado

Por Cristiano Alves

Quando o assunto é fascismo e jornalismo marrom, muito se tem ouvido falar do nome de William Randolph Hearst, responsável pela associação do jornalismo à palavra "prostituição". Hearst sempre foi na América considerado por liberais, comunistas, democratas, anarquistas, socialistas e meros sindicalistas como o "fascista número 1 da América". Boas razões para seguir este ideal genocida ele tinha, visto que enriqueceu às custas da bajulação de Hitler e Mussolini, chegando a dedicar matérias especiais para o tirano italiano. Em uma famosa foto, inclusive, ele chega a aparecer ao lado de quatro representantes da Alemanha hitlerista, que lhe encomendaram várias matérias originalmente publicadas em jornais nazistas alemães, inclusive a famosa estória do "Holodomor". Ninguém jamais imaginaria, entretanto, que o sobrenome "Hearst" viria um dia a ser associado a uma revolução marxista.

William Randolph Hearst(1863-1951), renomado fascista e magnata americano, avô de Patrícia, ao lado de famosos nazistas

Patricia Campbell Hearst era o que a cultura popular descreve hoje como "patricinha", uma integrante da burguesia que vivia rodeada de todo o luxo e que jamais precisara fazer o mínimo esforço em sua vida para a satisfação de suas necessidades materiais, básicas ou supérfluas. Era a herdeira do império erguido pelo magnata fascista, cujo inventário envolvia mansões, ações em grandes jornais e revistas, e até castelos, como um no oeste americano cuja opulência é tão grande e suas estruturas tão fortes, que seria capaz de resistir a um terremoto com as mais fortes escalas possíveis e ainda durar centenas de anos sem ninguém para conservá-lo. Sua vida, entretanto, mudaria aos seus 19 anos de idade, quando perderia seu papel patético comparável ao de milhões de jovens da mesma idade que vemos na sociedade brasileira dentre a chamada "classe média".

Em 4 de fevereiro de 1974, "Patty" Hearst e seu namorado foram sequestrados pelo Exército Simbionês de Libertação(por alguns conhecido por "Exército de Libertação Americano"), um grupo que se apresentava como "vanguarda revolucionária". Defendiam o estabelecimento do socialismo nos Estados Unidos, para isso adotando idéias de Herbert Marcuse, Karl Marx, Mao Tsé Tung e Che Guevara, para citar alguns nomes cujas idéias mais influenciaram o movimento. Embora Mao Tsé Tung pregasse a guerrilha rural, o ESL optou por um tipo de guerrilha urbana, então em alta naqueles anos, cujas concepções encontram em Carlos Marighella seu pai. Adotando por símbolo a naga, da mitologia indiana e do Sri Lanka, guardiã das águas, as idéias do Exército Simbionês de Libertação defendiam a emancipação dos negros, nos EUA, e chamava suas prisões de campos de concentração, tinham ainda por pilares 7 virtudes: Umoja (unidade), Kujichagulia (auto-determinação), Ujima (trabalho coletivo e responsabilidade), Ujamaa (economia cooperativa), Nia (propósito), Kuumba (criatividade) e Imani (fé). Apesar de sua inclinação pró africana, a maioria de seus membros eram brancos.

As primeiras exigências para a libertação de Patricia Hearst foi a doação, pela família Hearst, de US$ 70,00 para cada família carente da Califórnia, o que ao todo custaria 400 milhões de dólares. O pai de Patricia, entretanto, limitara-se a gastar apenas 6 milhões em doações para os pobres de Bay Area, região da Califórnia. Ressalte-se que todo o patrimônio da família Hearst foi construído a partir do estelionato ideológico, apresentando notícias falsas ao público de boa-fé, num jornalismo marrom contra seu concorrente Joe Pulitzer, assim como em acordos com nazi-fascistas. O ESL, entretanto, logo verificou que a família Hearst descumpriu com o acordo, uma vez que teria entregue comida de péssima qualidade e não teria atingido o valor exigido, razão pela qual decidiu manter Patricia em cativeiro.

Após a família Hearst falhar no atendimento às exigências dos comunistas americanos, apareceu na imprensa uma fita de áudio gravada que surpreenderia os Estados Unidos e abalaria tudo aquilo que eles conheciam a respeito do assunto, uma fita onde Patricia Campbell Hearst explicava as razões pelas quais havia se juntado à causa revolucionária, lá ela constatava, inclusive, que seu pai poderia ter feito melhor. A fita fora analizada por vários especialistas e ficara constatado que a voz era realmente a da antes "patricinha" americana, lá ela explicava por que decidiu se seguir o caminho revolucionário, ao invés do reacionário.

   
   Patricia Hearst em uma ação do Exército Simbionês de Libertação, foto da câmera de segurança

Se ainda restava alguma dúvida de que "Tanya", como agora era conhecida a Hearst comunista, havia se juntado ao Exército Simbionês de Libertação, com a divulgação de imagens de câmeras de vídeo onde esta expropriava bancos de grandes capitalistas, junta a seus camaradas, a dúvida havia sido agora sepultada. Uma vez que o ESL enfrentava dificuldades financeiras, este havia resolvido expropriar bancos que guardavam todo o dinheiro que os capitalistas americanos pilharam de países como Vietnã, Laos, Nicarágua, Guatemala, dentre outros, às custas do sangue e do genocídio de milhões de pessoas, especialmente mulheres e crianças. Essas ações, que possibilitavam a aquisição de fundos para a compra de armamentos e munições, aumentaram a perseguição dos órgãos de segurança do Império contra os simbioneses. Em um dos confrontos entre o ESL e os lacaios do imperialismo americano chegou a haver forte tiroteio envolvendo armas pesadas, para o qual foi enviado o Departamento de Polícia de Los Angeles(LAPD), SWAT, FBI e mesmo chegou-se a enviar tropas do Exército Americano.

             
              "Tanya", em foto oficial do ESL(aqui, com o símbolo da naga)

A captura de Tanya, entretanto, se deu quando em setembro de 1975 ela e seus companheiros foram surpreendidos num apartamento em Los Angeles, tendo sido presos então. Quando levada a julgamento, Patricia tentou desvincular-se de seu passado revolucionário, a fim de evitar a prisão, o que foi infrutífero. Lá, ainda chegou a manifestar alguns sentimentos nostálgicos quanto a seu passado revolucionário. As condições materiais que cercaram Tanya, entretanto, a impediram de seguir no caminho, assim como a repressão ferrenha que o governo americano viria a manifestar contra outros movimentos revolucionários(vindo, por exemplo, a desmantelar o Partido dos Panteras Negras e a prender Angela Davis). Em razão de sua origem social, entretanto, Patricia veio a obter um tratamento melhor do que outros presos confinados em campos de concentração.

 
Fichamento policial de Patricia "Tanya" Hearst

Tendo sido perdoada pelo então presidente William "Bill" Clinton, Patricia Hearst hoje leva uma vida que apenas condiz com suas condições materiais opulentas. Ainda que quisesse voltar para o caminho revolucionário, isto é de certa forma quase impossível, em razão da derrota de seu movimento, isto, entretanto, de forma alguma apaga seu legado e as principais lições que podem ser retiradas da história de seu movimento. A primeira, certamente, é que o ESL cometeu o mesmo erro de grandes revolucionários como Che Guevara, do General Varennikov ou dos alemães da Fração do Exército Vermelho, isto é, a idéia de que "um grupo de intelectuais armados podem sozinhos fazer a revolução sem o apoio da massa", filosofia dessa que levou à derrota de vários movimentos revolucionários; a outra lição é, sem dúvidas, a comprovação de que mesmo sendo o anticomunismo uma doença, ela tem cura e Tanya foi a cura para essa doença genética que Patrícia Hearst, a comunista, herdou de William Hearst, o fascista.

Hoje Patricia Hearst é atriz holywoodiana, nenhum de seus filmes é exibido na TV aberta no Brasil.

                                       
                                           Patricia Hearst, em foto no Internet Movies Database(IMDB)

2 comentários:

Alexandre Rosendo disse...

Muito bom o texto, camarada. Infelizmmente, as concepções foquistas de Che Guevara, ainda que tenham dado certo em Cuba, foram transferidas mecanicamente para realidades completamente diferentes como Brasil e Estados Unidos. Como se pode achar que um grupo de homens bem-preparados podem fazer a revolução em países continentais como Estados Unidos e Brasil? Além disso, o foquismo em Cuba teve um apoio muito forte do movimento revolucionário urbano, o que contribuiu para a vitória da Revolução naquela pequena ilha.

Leon K. Nunes disse...

O fato é que a década de 1960, especialmente o Maio de 68, desvirtuou o movimento comunista internacional, que já vinha cambaleante com o primeiro triunfo dos contrarrevolucionários na União Soviética após a ascensão de Kruschev. Aliando-se isso às ditaduras capitalistas que se acumulavam no Ocidente, toda uma grande geração de comunistas se perdeu nos anos 1970 em lutas que hoje percebemos como falhas e equivocadas, mas que naquele tempo fizeram muito sentido; tanto fizeram que em vários lugares, remanescentes daquelas lutas hoje chegaram ao poder (o fato de não mais representarem movimentos declaradamente socialistas é outra análise), como Dilma, Mojica, Ortega, etc.

Belo texto, além do fator histórico dá um panorama breve e interessante a respeito da relação dos ianques na reação a grupos internos de libertação.