quarta-feira, dezembro 08, 2010

EUA, país democrático?

Vídeo-artigo de Cristiano Alves, em língua russa, no The Victory Channel



Resposta dada ao vídeo "Stalin como 100% democrata?"(Stalin kak 100% democrat), na qual refuto uma das alegações do canal "Georgian Kings"(Reis da Geórgia), parcialmente corretas no tocante ao conceito de democracia, mas profundamente equivocada ao citar os EUA como uma democracia, ao lado da Europa.

O que minha intervenção alega é que os EUA, como bem alegado pelo Dr. Plínio de Arruda Sampaio, são uma ditadura e, inclusive, conforme bem colocado por Michael Parenti, uma plutocracia, voltada para a satisfação dos interesses de uma minoria inferior a 10% da população americana.

Embora o país tenha sido fundado sobre os princípios da revolução francesa, estes princípios foram traídos, substituindo a "razão" por "Deus", não o do cristianismo ortodoxo, mas um deus que apresenta o povo americano como um "povo superior destinado a levar a missão civilizatória para outros povos", desculpa para o genocídio de dezenas de milhões de americanos nativos(índios), invasão de países como Guatemala, Nicarágua, Panamá, Filipinas, dentre outros.

Uma vez que se trata de um país capitalista e seu poder se concentra nas mãos daqueles que detém o capital, a despeito da mudança de chefes políticos, o povo é tratado como gado, que pensa apenas o que a mídia de massa, nas mãos de magnatas, quer.

Nenhum comentário: