quinta-feira, novembro 24, 2011

ASSIM FUNCIONA O SOCIALISMO

Nota da edição
Por Cristiano Alves

O texto a seguir, baseado nas normas de ortografia portuguesa dos anos 60, é uma perfeita refutação da idéia de que "o socialismo aniquila o livre pensamento", demonstrando por números como foi ampliada a produção intelectual e cultural no país, garantindo ao povo soviético a plena liberdade de pensamento e expressão.



INCREMENTO DA REDE DE INSTITUIÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS

Poster soviético com os dizeres "O que a Revolução de Outubro deu às trabalhadoras e camponesas", trazendo ao fundo bibliotecas, centros de cultura, de lazer, escolas e institutos de ensino, antes privilégio da nobreza russa
Não houve um único setor da edificação cultural em que não se sentissem os grandes progressos conseguidos no desenvolvimento da cultura socialista soviética durante os anos do primeiro plano quinqüenal. Melhorou, em larga escala, a assistência cultural e o trabalho político e educativo entre as amplas massas trabalhadoras. O número de clubes culturais e instituições afins aumentou de 32 000 em 1929 para 54 000 em 1933. Para o décimo aniversário da Revolução de Outubro construíram-se em Leningrado os primeiros palácios da cultura; posteriormente inauguraram-se também instituições similares em outros centros industriais e culturais do país. Devido à coletivização em massa começaram a se criar clubes nos kolkhoses. Ampliou-se, também, a rêde de outras instituições educativo-culturais. O fundo de livros das bibliotecas públicas era em 1932 de 91 milhões de exemplares contra 9 milhões em 1913 e o número de museus elevou-se para 732 em 1932, em lugar dos 180 que havia em 1913.
A imprensa soviética transformou-se, cada vez mais, num instrumento efetivo de educação e organização das massas. A tiragem total dos jornais que se publicavam no país elevou-se de 9 400 000 em 1928 para 36 500 000 em 1933. Em todos os distritos editavam-se jornais de raio local, cêrca de 3 000 das secções políticas das E.M.T. (estações de máquinas e tratores) e mais de mil de fábrica e emprêsa, com grandes tiragens. O exército de correspondentes operários e camponeses superava a cifra de 3 milhões de pessoas. Em 1932 publicavam-se em 88 línguas dos povos da URSS.
Impulsionou-se, grandemente, a rádio-difusão. O rádio transformou-se em meio de divulgação cultural entre os operários e camponeses, num poderoso instrumento de vinculação do Partido e do Govêrno soviético com as massas, de aproximação cultural entre a cidade e o campo, de incorporação dos camponeses à cultura da cidade socialista.
Dêste modo, durante os anos do desenvolvimento da ofensiva do socialismo em tôda a frente, conseguiram-se na União Soviética gigantescos êxitos na elevação cultural dos operários e camponeses. Sob a direção do Partido consolidou-se a frente teórica marxista-leninista, elevou-se a um plano superior o trabalho teórico e ideológico-educativo e deram-se importantíssimos passos no caminho para o triunfo da revolução cultural na URSS.



Fonte: ACADEMIA DE CIÊNCIAS DA U.R.S.S. Época do socialismo (1917-1957). Tradução de João Alves dos Santos. Pgs. 473-474 Editorial Grijalbo, LTDA. São Paulo - 1960

Nenhum comentário: