sexta-feira, junho 13, 2014

COPA NO BRASIL: A queda da extrema esquerda, o fim do movimento "Não vai ter copa"

Por Cristiano Alves

Vários pensadores já alertavam sobre um fato sério, o de que nada se parece tanto com a extrema-direita quanto a extrema-esquerda. A extrema-esquerda vira tanto à esquerda que acaba indo para a direita, ajudando-a direta ou indiretamente. 


O grande Lenin, filósofo russo, falou inúmeras vezes sobre a necessidade de se combater tanto o oportunismo de direita quanto o oportunismo de esquerda. E se alguém acha que tem imunidade ao julgamento dos povos trabalhadores e dos comunistas, esse é um ledo engano! A história mostra que a extrema-esquerda não apenas foi condenada pela direita, após ser traída por essa, como também pela esquerda! Os marinheiros revoltosos de Kronshtadt foram destruídos pelo ExércitoVermelho por querer "apressar demais a chegada ao comunismo" e se render ao anarquismo. A mahnovschina, isto é, o regime de Nestor Mahno instaurado na Ucrânia, que queria uma organização anarquista, que jamais poderia resistir por muito tempo às pressões dos interventores ocidentais e promoveu o antissemitismo, foi destruída pelas forças do Exército Vermelho. Isso tudo, a propósito, nos tempos de Lenin! 

Nos tempos de Stalin, outro representante da extrema-esquerda defendeu a expansão da revolução ao estilo de Napoleão, isto é, pelo aventureirismo militar, Trotsky! Sua metodologia equivocada aliada à sua arrogância e seu bonapartismo foram decisivos para que este fosse ostracizado no partido comunista e dele expulso. Após algum tempo ele se tornou um direitista incorrigível, escrevendo artigos anticomunistas para jornais de direita, elogiando os "nacionalistas" ucranianos, defendendo o assassinato de Stalin e se comprometendo a colaborar com o comitê anticomunista do senador Joseph McCarthy. Pela sua traição, pelo seu extremismo de esquerda ele foi levado à direita e rebaixado à condição de agente do imperialismo ao colaborar com a inteligência americana. Pelo seu crime ele foi morto por um agente do NKVD. Falando nesse órgão, criado com o intuito de ser "a espada da revolução", nem mesmo os seus agentes estiveram imunes ao julgamento comunista. Nikolay Yejov apresentava-se a todos como um bolchevique de aço, incorruptível. Seu zelo extremo, supostamente "em nome do comunismo", o levou a práticas anticomunistas.  Ele institucionalizou uma prática que os soviéticos se orgulhavam de tê-la abolido antes de sua chefia no NKVD, a tortura! Dizendo agir em nome da "revolução", ele perseguiu não apenas anticomunistas, como também o fez indiscriminadamente contra os próprios comunistas, incluindo amigos pessoais seus como o escritor Isaac Babel, que segundo alguns mantinha um romance com sua mulher(consensual, uma vez que Yejov era homossexual). O fato de Yejov ser de esquerda não o inocentou de seus crimes. Processado, julgado e condenado, dizem boatos que antes da execução da medida suprema de defesa social contra ele, isto é, o fuzilamento, ele foi despido e surrado intensamente, alegando ser "leal ao comunismo", até ser fuzilado com um tiro na nuca.

Como se pode perceber, o extremismo de esquerda jamais salvou ninguém, nem nos regimes de direita, onde esses extremistas são meros instrumentos a seu serviço, nem nos de esquerda, onde são percebidos como agentes do imperialismo, sejam eles pagos ou não.

De "Don't come to Brazil" a "#naovaitercopa"

O movimento #nãovaitercopa nasceu de uma iniciativa da direita, a princípio ele se chamava Don't come to Brazil during the world cup 2014(Não venham ao Brasil durante a Copa do Mundo 2014). O movimento, que não apenas é uma tolice xenófoba, basicamente consistia em ressaltar o que havia pior no Brasil e dizer que por isso não seria uma boa ideia vir ao país. É um vídeo bem produzido, com uma moça que se apresenta como Carla, com fisionomia parecida e as mesmas expressões faciais de outras moças que mais tarde protagonizariam vídeos antigovernamentais na Venezuela e na Ucrânia. Curiosamente, essa mesma moça veio ao Brasil assim que teve início os eventos da Copa. A metodologia por ela empregada, de acordo com alguns críticos, seria um indício de seu vínculo com o CANVAS(Centro de Ação e Estratégias Não Violentas Aplicadas), uma ONG comprovadamente financiada pela Agência Central de Inteligência(CIA) e responsável por golpes de Estado na ex-Iugoslávia(seus fundadores vieram da OTPOR), Ucrânia, Geórgia, Venezuela e vários outros países. Seus métodos, pode-se dizer, seriam uma "versão direitista", um espelho deformado do bolchevismo. Além do vídeo da moça, um vlogueiro com grande número de seguidores, Dâniel Fraga, obteve um grande número de visualizações em seus vídeos contra a Copa, todos voltados para o público estrangeiro.

Mas inglês é difícil demais para pessoas com pouca instrução, para muitas pessoas de esquerda um idioma que provoca aversão, pois em suas mentes estreitas e sectárias é percebida como "a língua do capitalismo", e um movimento cujo lema é Don't come to Brazil soava elitista e capitalista demais para a extrema-esquerda, logo eles resolveram mudar o seu lema para "Não vai ter copa", ou melhor, #naovaitercopa, para colocá-lo em evidência no Twitter, Facebook e também em protestos e pichações. Basicamente a extrema-esquerda adotava o mesmo discurso da direita golpista, só que agora com uma tintura vermelha, ou melhor, negra! Ele se limitava a ressaltar todos os males do Brasil e dizer que agora a culpa era "da Copa". O detalhe é que todo esse bafafá começou quando os estádios já estavam todos prontos! Assim, quer dizer, queriam que um dinheiro já gasto, fosse irregularmente ou não, voltasse para os cofres públicos e os estádios virassem elefantes brancos sem uma copa do mundo. Teve até saudosistas da ditadura fascista clamando que Figueredo era decente pois enquanto presidente disse que "não poderiam construir estádios com tantas favelas e com a seca no Nordeste". Curioso como sem a copa e sem os estádios, ele(e toda a geração de gorilas de farda) não resolveram nem o problema das favelas, nem o problema da seca!

O perfil da extrema-esquerda

Não é difícil perceber o perfil da extrema-esquerda. De fato, é um equívoco identificar em toda manifestação a extrema-esquerda em ação. Muitos manifestantes são moradores de zonas miseráveis que foram expulsos de suas caras para a construção de projetos e ampliação de aeroportos que não foram devidamente compensados por governos estaduais e municipais. Esses, por sua vez, eram usados como massa de manobra pela extrema-esquerda. Em muitos casos, também, eram protestos legítimos de trabalhadores aos quais a extrema-esquerda se unia.

O problema desses protestos, todavia, o seu maior erro, sempre foi o seu apartidarismo. Não se tratava de protestos com pautas como "Queremos uma escola em terreno X", "Queremos a desapropriação de prédio abandonado Y, para abrigar famílias carentes", "queremos luz elétrica em bairro Z", se tratava de protestos com pautas "genéricas", em grande parte era apenas um pretexto para se vestir de preto, brincar de ninja e queimar a bandeira nacional. 

Em sua esmagadora maioria, e isso há que ser dito, os jovens anticopa eram adolescentes sem nenhum método e cheios de testosterona! Se os bolcheviques encontraram a sua inspiração nas ideias de Marx, Engels, Lenin e Stalin, os Black Blocks e outros grupos a ele vinculados, encontravam sua inspiração em Naruto1! Eram grupos irrascíveis que longe de construir qualquer coisa ou apresentar qualquer pauta concreta, objetiva, saíam quebrando tudo que encontravam pela frente, sem poupar nem mesmo sacos de lixo! Seu método era semear o completo caos, espalhando o lixo em toda parte da rua, arrancando placas de sinalização(de grande utilidade para motoristas e principalmente pedestres) e quebrando prédios e outros bens públicos. Na incrível lógica do movimento #naovaitercopa era um absurdo gastar o dinheiro público na construção de estádios, mas era completamente louvável queimar o dinheiro público destruindo agências e terminais da Caixa Econômica, placas, semáforos, camburões de lixo, viaturas da polícia e de outras empresas públicas.

Os jovens movimentistas em sua grande parte não são operários, nem camponeses, nem mesmo são de esquerda, a maioria deles sequer leu qualquer autor de esquerda, como quase todos se definem são apartidários. O perfil do jovem de extrema-esquerda é geralmente o de um garoto(ou garota) sem nenhuma formação intelectual e moral, com problemas dentro de casa, que vê na extrema-esquerda uma forma de extraviar seus problemas, de fugir de casa. Médicos e psicólogos alertam, em manuais de criação de filhos como "A vida do bebê", que é comum que durante a adolescência, quando efervescem os hormônios, muitos jovens busquem ideias de esquerda. Alguns se modelam a essas ideias e se tornam comunistas, outros apenas modelam essas ideias conforme suas próprias frustrações, tornando-se neoanarquistas, trotskistas, niilistas ou outro tipo de extremistas.

Já em "Problemas ideológicos contemporâneos", os comunistas internacionais M. Sandros, K. Zarodov, Ib Norlund e Bruno Frei dispararam uma barragem de artilharia contra o extremismo. De acordo com eles, a filosofia de se promover a revolução "quebrando vidraças"(ou colocando bomba em banheiros, como já vi um extremista esquizofrênico se gabar de tê-lo feito, quando eu utilizava uniforme de oficial do Exército, talvez com o intuito de me provar), não deve ser objeto de estudo da teoria prática marxista-leninista, e sim de um psiquiatra!

Mas quem é o ativista do movimento "Não vai ter copa"? Em muitos casos ele estudou numa escolinha de teatro, milita em movimentos liberais pós-modernistas como a Marcha das Vadias, a Marcha da Maconha, fuma maconha e outras drogas mais pesadas em pleno campus acadêmico, adota visual hipster, é indisciplinadotem problemas familiares e é xenófobo2! Curiosamente, não se percebe(ou muito raramente) nesses movimentos os proselitistas do movimento gay(afinal, que homossexual seria contra algo que traz loiros altos e liberais para seu país?). Em alguns casos vem de partidos como o PSTU e de correntes do PSOL e mesmo PCB, ou ainda de grupelhos menores esquerdistas.

Um moribundo epiléptico

O movimento "Não vai ter copa" dá os seus últimos espasmos. Ele não tem mais força política e já perdeu sua cobertura midiática, ele foi traído pela direita anticopa, que reclama da copa até o momento em que sai o gol, tudo isso assistindo confortavelmente às partidas, em alguns casos esses direitistas e mesmo esquerdistas marcam protestos para a manhã, a fim de que não possam perder o jogo do Brasil pela tarde! Resta apenas a alguns sociopatas sair promovendo quebra-quebra nas ruas. Em alguns casos, como nas manifestações de São Paulo, comenta-se que enquanto no estádio jogava Brasil x Croácia, nas ruas esse "futebol" tinha mais equipes, Sindicato x PSTU x PCO x BB x PM. Um movimento que se resumiu a um completo fracasso!

O esquerdismo inconsequente deste movimento fora condenado pelo grande Lenin, retratado pela literatura russa de Dostoyevski, em seu romance "Os Possessos", um vilão moribundo e epiléptico que espuma o ódio. Mas compará-los com um personagem de Dostoyevski é ser gentil demasiadamente com personagens políticos tão bárbaros e insignificantes. Em realidade merecem ser satirizados através do humor. Longe de qualquer vilão dostoyevskiano, o militante anticopa mais parece com Ivo Holanda, humorista do popular Programa Silvio Santos, conhecido por ser "pago para apanhar", provocando a vítima da "pegadinha" até que este se irrite e nele bata, fazendo a plateia rir. O imbecil anticopa acha que está fazendo a "revolução" ou que vai "mudar o Brasil" indo às ruas para destruir caixas eletrônicos construídos com o dinheiro público ou chamar policiais de fascistas, provoca-os, depois reclama que "foi oprimido e agredido pela polícia".

O imbecil anticopa acha que está sendo "coerente" ao deixar de ver jogos para promover quebra-quebra, mas em realidade ele apenas está confirmando aquilo que todos já sabem sobre ele, isto é, que não passa de um sociopata. Ele pensa estar "defendendo as massas", massas essas que jamais entendeu. Mas apesar de sua doença, o povo brasileiro, que é honesto e trabalhador, foi capaz de provar que a hospitalidade, a amizade e a alegria são colossalmente maiores que a mentira e o ódio!



1- Anime(desenho) japonês sobre ninjas que cobrem o rosto de preto e fazem coisas incríveis.
2- Não é raro ver anticopas responsabilizando os "gringos" pela prostituição, problema que existe no Brasil com ou seu estrangeiros, seja em cidades litorâneas, seja em interiores sem turismo, onde essa prostituição tem como a clientela "coronéis" locais, fato satirizado nos romances de Jorge Amado.

7 comentários:

Rick5691xxxx disse...

muitas coisas q o companheiro colocou e verdade mas o meu partido já tinha feito uma avaliação profunda sobre esta copa não agoa quando os estádios já estavam construídos mas em 2012 http://averdade.org.br/2012/04/lei-geral-da-copa-e-ofensa-a-nacao/

Vendo a quem ela esta servindo, não somos contra a copa, ate porque no socialismo vai ter copa, a copa serve pra promover a amizade e o respeito entre os povos, alem de incentivar cultura e esporte, mas a fifa não trabalha pro povo pelo contrario para os lucros, nas cidades sedes varias comunidades carentes removidas, proibição da venda de ambulantes próxima a estádios que por sua vez vendem comida tipica como o acarajé, é eu não apoio métodos violentos e nem o quebra-quebra de manifestação, mas acho q isso deve ser denunciado, e a fifa ficou isenta de impostos.
É acho legitima a sua preocupação com as manifestações, ainda mas com o avanço do fascismo no mundo todo, mas precisamos ver o legado que a copa vai deixar pro brasil positivo e negativo.
eu vou torcer pro brasil levar essa copa.

Carlos disse...

um comentário no video: https://www.youtube.com/watch?v=CI1Rq1mNFok
how just manifestations can be turned into acts of stupidity -
clear influence of masked rightists making a joke of the social protest demands, that is the problem here the insuficient conscience of the masses, the infiltration of rightists in the protest, the pernicious influence of hot heads like the black blocs and other kind of provocateurs which one can never be sure about.
What is the point of not having the world cup if the money is already spent?
The point should be not that, but a condemnation of corruption and ingerence of FIFA and to demand more social politics. Burning of flags and dressing up only makes you look like an idiot that is not living in the real world.

No entanto devemos ressaltar as razões justas pelas quais lutam os trabalhadores e procurar uma unidade de esquerda que traga uma maior consciência às massas. Simplesmente isolarmo-nos não vai contribuir para mudar nada. Ou seja, se a direita se infiltra nestas manifestações, deve também a verdadeira esquerda marxista-leninista se infiltrar nestes movimentos e conduzi-los ao caminho da verdadeira luta pelos objetivos sociais e pela transformação da sociedade com vista à revolução socialista.

Carlos disse...

A falsa e equivocada esquerda continua fazendo merda que só favorece a direita: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed802_notas_sobre_um_escandalo

Lucaszubelli disse...

Camarada excelente texto, todavia o PCO não está nos manifestos contra a Copa, ao contrário, fez até algumas resenhas mostrando, a perda de tempo que são os protestos contra a Copa.

http://www.pco.org.br/cursos-e-palestras/campanha-nao-vai-ter-copa-so-beneficia-a-direita/asjz,b.html

http://www.pco.org.br/editorial/campanha-contra-a-copa-o-que-os-trabalhadores-tem-a-ganhar/aeiz,o.html

A Página Vermelha disse...

Grato pelo esclarecimento. Apenas incluí o PCO com base em relatos, talvez o autor tenha confundido com outros partidos.
O PCO tem demonstrado um grande amadurecimento ideológico ultimamente.

Revistacidadesol disse...

Cristiano: amadurecimento ideológico do PCO uma pinóia, cara! São eleitoreiros trotquistas em busca de votos, vc não vÊ!!!

Lucaszubelli disse...

Concordo, comparado a alguns textos antigos o PCO, mudou drasticamente, o que tem sido muito bom.