quarta-feira, abril 02, 2014

SEMINÁRIO VIRTUAL DE CIÊNCIA POLÍTICA: O Discurso Secreto de Nikita Khruschov e seus impactos no movimento comunista mundial




No ano que marca os 50 anos da deposição do líder soviético Nikita Sergeyevich Khruschov, A Página Vermelha promove o seu primeiro seminário virtual, abordando um assunto que dividiu o movimento comunista mundial, provocando assim a cisão num "império".

O discurso secreto de Khruschov e sua "denúncia dos crimes de Stalin" revelam o mais importante discurso político do século XX e talvez mesmo o mais importante de toda história. Seu impacto foi tamanho que ele teve enorme influência no movimento comunista mundial, causando a cisão entre dois grandes estados de orientação marxista, a União Soviética e a China, e a cisão em vários partidos comunistas mundiais, inclusive no Brasil

Pouco tem sido publicado acerca desse discurso, e mesmo dentre os historiadores marxistas-leninistas foram escritas poucas linhas sobre ele, isso até a publicação da obra de um professor da Montclair University, Grover Furr, exclusivamente devotada ao assunto. Com base nesta e outras obras o seminário abordará:


- Princípio do fim da União Soviética

- O cisma de um império: a cisão do movimento comunista mundial e seus impactos no Brasil
- A obra Khruschev Lied, do professor Grover Furr, com exclusiva tradução simultânea para a língua portuguesa
- Informações exclusivas sobre o Massacre dos operários de Novocherkassk pelo Exército Vermelho, sob a liderança de Nikita Hruschov
- Informações exclusivas sobre uma revolta ocorrida na União Soviética que condenou o discurso secreto de Khruschov e exigiu a deposição de Khruschov e Anastas Mikoyan, a reabilitação de Stalin e a secessão da Geórgia da União Soviética, logo após o discurso de Nikita Khruschov.
- Estudo da abordagem feita pelo historiador belga Ludo Martens
- Estudo da abordagem do sovietólogo britânico William Bland
- Estudo da abordagem do filósofo italiano Dr. Domenico Losurdo
- Análise da versão oficial soviética sobre o discurso
- Análise da abordagem dos comunistas chineses, albaneses e de outros países ao discurso

O seminário terá início às 17:00 do dia 05/04, horário de Brasília, sábado e contará com a presença do editor de A Página Vermelha, Cristiano Alves, da advogada e articulista de A Página Vermelha, Angela Sztormowsky; e convidou para a mesa o professor de história e militante do PCdoB Narendranath Costa e a estudante de história da USP Anna Paula Figlino. Para participar basta acessar o link que será fornecido nos comentários desse vídeo 10min antes de seu início!




O editor de A Página Vermelha e sua articulista Angela Sztormowsky promovem o evento de forma gratuita, com direito à tradução simultânea da obra do professor Grover Furr.

2 comentários:

Unknown disse...

http://youtu.be/-PovdU5wbwA

Unknown disse...

Endereço do Seminário:

http://youtu.be/-PovdU5wbwA