sábado, abril 12, 2014

12 DE ABRIL: Dia da Conquista do Espaço


Por Cristiano Alves

Yuriy Gagárin, numa pintura tradicional da cultura russa de Palekh, por Boris e Kaleria Kukuliev



No dia 12 de abril de 1961, a humanidade deu um importante passo que por milhares de anos fazia parte apenas de sonhos e fantasias. Esse passo, dado pelo primeiro país socialista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, pelo cosmonauta camponês Yuriy Aleksyeyevich Gagarin, mudou de forma significativa a humanidade, provando a todos a possibilidade do homem ir ao espaço e mesmo manter intacta a sua consciência fora da gravidade terrestre.

A viagem de Yuriy Gagárin foi uma das grandes conquistas do socialismo, do jovem camponês que conhecera os horrores do fascismo, mas ainda assim conquistou o mundo com seu sorriso cativante, bom humor e sua coragem, o que marcou toda uma geração e comprovou que o sistema socialista, que recebera um país atrasado e agrário, iniciava uma nova era e superava o capitalismo no desenvolvimento tecnológico.

Até hoje a tecnologia desenvolvida pelos soviéticos não apenas auxilia nas telecomunicações, como a agência especial criada sob o socialismo, que hoje lança veículos espaciais inclusive de países capitalistas.


- Assista aqui ao filme sobre a história de Yuriy Gagarin, legendado em português por Cristiano Alves e disponibilizado por Erik Fischuk, do canal Pan-Eslavo Brasil:

Nenhum comentário: