Por Cristiano Alves
Com informações do site Igromania
Com informações do site Igromania
Neste segunda feira, a 1C, que faz a distribuição do jogo eletrônico Company of heroes 2, anunciou a suspensão das vendas do video game canadense após milhares de pedidos de internautas da Rússia e de países da ex-URSS.
A polêmica iniciou-se após a divulgação de um vídeo do publicitário Yevgeniy Bájyenov, conhecido por "Bad Commedian"(Mal comediante), que teve mais de 400 mil visualizações só em língua inglesa. O jovem russo teceu críticas afiadas ao jogo, respaldadas por diversas fontes históricas e dados estatísticos.
Diferente de outros jogos, com guerras fictícias, Company of Heroes 2 retrata a Operação Barbarrossa, a maior campanha militar da história, que resultou na invasão da antiga União Soviética e o extermínio de 27 milhões de soviéticos pelos nazistas, rechaçados e derrotados em Berlim pelo Exército Vermelho. Apesar de seus produtores declararem se tratar de um trabalho "historicamente fiel", o jogo baseia-se em escritos de Vassiliy Grossman, novelista judeu russo e em filmes hollywoodianos como "O círculo de fogo". No jogo, os soviéticos são tratados como covardes e celerados sádicos, piores do que os nazistas. Crimes cometidos pelos nazistas são mostrados como de autoria russa.
A geração atual é em grande parte filha ou neta de veteranos, razão pela qual os russos consideraram Company of Heroes 2 como pessoalmente ofensivo e difamatório, o que levou os russos a chamá-lo de "jogo de nazistas" e "propaganda goebbeliana em seu melhor estilo". A página da empresa canadense também foi inundada de protestos nas redes sociais Facebook e Twitter, através da harshtag #whyrussianshatecoh2. Apesar dos imensos protestos no fórum da Relic Entertainment, produtora do jogo, seus diretores preferiram censurar os comentários. A Rússia é, depois dos EUA e da União Europeia, um dos grandes mercados consumidores da Relic.
Vídeo que inspirou os protestos:
2 comentários:
o filme sobre a vitória soviética está online !
https://archive.org/details/AQuedaDeBerlimPTBR1949Xvid
Jogo Goebeliano.
Postar um comentário