domingo, agosto 26, 2012

BRASIL: Estagiária negra é forçada a alisar o cabelo para preservar "boa aparência"

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo, com Geledés
Publicado em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/12/estagiaria-negra-e-forcada-alisar.html

‘O padrão daqui é cabelo liso’, disse a patroa.
A estagiária Ester Elisa da Silva Cesário acusa seus superiores de perseguição e racismo. Conforme Boletim de Ocorrência registrado no dia 24 de novembro, na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) de São Paulo, ela teria sido forçada a alisar o cabelo para manter a “boa aparência”. A diretora do Colégio Internacional Anhembi Morumbi ainda teria prometido comprar camisas mais compridas para que a funcionária escondesse os quadris.
Ester conta que foi contratada no dia 1º de novembro de 2011, para atuar no setor de marketing e monitorar visitas de pais interessados em matricular seus filhos no colégio, localizado no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo. A estagiária afirma ter sido convocada para uma conversa na sala da diretora, identificada como professora Dea de Oliveira. Nos dias anteriores, sempre alguém mandava recado para que prendesse o cabelo e evitasse circular pelos corredores.
“Ela disse: ‘como você pode representar o colégio com esse cabelo crespo? O padrão daqui é cabelo liso’. Então, ela começou a falar que o cabelo dela era ruim, igual o meu, que era armado, igual o meu, e ela teve que alisar para manter o padrão da escola.”
Além das advertências, Ester afirma ter sofrido ameaças depois de revelar o conteúdo da conversa aos demais funcionários do colégio. Eles teriam demonstrado solidariedade ao perceber que a estagiaria estava em prantos no banheiro.
“Depois disso, eu me vesti para ir embora e, quando estava saindo, ela me parou na porta e disse: ‘cuidado com o que você fala por aí porque eu tenho vinte anos aqui no colégio e você está começando agora. A vida é muito difícil, você ainda vai ouvir muitas coisas ruins e vai ter que aguentar’.”

Colégio se defende
Após contato da reportagem, um funcionário indicado pela Direção do Anhembi Morumbi informou que a instituição não recebeu nenhuma notificação sobre o registro do Boletim de Ocorrência. Ele negou a existência de preconceito e se limitou a dizer que “o colégio zela pela sua imagem e, ao pregar a ‘boa aparência’, se refere ao uso de uniformes e cabelo preso”.
A advogada trabalhista Carmen Dora de Freitas Ferreira, que ministra cursos no Geledés – Instituto da Mulher Negra – assegura que a expressão “boa aparência” é usada frequentemente para disfarçar preconceitos.
“Não está escrito isso, mas quando eles dizem ‘boa aparência’, automaticamente estão excluindo negros, afrodescendentes e indígenas. O padrão é mulher loira, alta, magra, olhos claros. É isso que querem dizer com ‘boa aparência’. E excluir do mercado de trabalho por esse requisito é muito doloroso, afronta a Lei, afronta a Constituição e afronta os direitos humanos.”
Métodos conhecidos
De acordo com o depoimento da estagiária, as ofensas se deram em um local reservado. A advogada explica que essa prática é comum no ambiente de trabalho, além de ser sempre premeditada.
“O assediador sempre espera o momento em que a vítima está sozinha para não deixar testemunhas, mas as marcas são profundas. O preconceito é tão danoso, que ele nega direitos fundamentais, exclui, coloca estigmas, e a pessoa se sente humilhada, violentada. Quando o assediador percebe a extensão do dano, ele tenta minimizar, dizendo ‘não foi bem assim, você me interpretou errado, eu não sou discriminador, na minha família, a minha avó era negra’.”
Ester ainda afirma que teria sido pressionada a deixar o trabalho, ao relatar o ocorrido a uma conselheira do Colégio. Como decidiu permanecer, passou a ser vigiada constantemente por colegas.
“Eu estou lá e consegui passar numa entrevista porque sou qualificada para o cargo, mas ela não viu isso. Ela quis me afrontar e conseguiu abalar as minhas estruturas emocionais a ponto de eu me sentir um lixo e ficar dois dias trancada dentro de casa sem comer e sem beber. Você pensa em suicídio, se vê feia, se sente um monstro.”
Sequelas e legislação
Ester revela que as situações vividas no trabalho mexeram com sua auto-estima e também provocaram grande impacto nos estudos e no convívio social.
“Desde que isso aconteceu, eu não consigo mais soltar o cabelo. Quando estou na presença dela eu me sinto inferior, fico com vergonha, constrangida, de cabeça baixa. É a única reação que eu tenho pela afronta e falta de respeito em relação a mim e à minha cor.”

O Boletim de Ocorrência foi registrado como prática de “preconceito de raça ou de cor”. A Lei Estadual nº 14.187/10 prevê punição a “todo ato discriminatório por motivo de raça ou cor praticado no Estado por qualquer pessoa, jurídica ou física”. Se comprovado o crime, os infratores estarão sujeitos a multas e à cassação da licença estadual para funcionamento.

8 comentários:

Сокол disse...

Nunca leve a sério qualquer página que fale em "Nova Ordem Mundial", isso é conspiracionismo barato, a menos, claro, que você esteja falando da Nova Ordem Mundial imposta ao mundo após a Queda do Muro de Berlim e do Fim da União Soviética, onde predomina o imperialismo e o unilateralismo. Essa ordem sim é aceita pelos livros de história e fazem algum sentido, o resto é pura sofistaria.

Esse site reacionário, talvez feito por algum membro do Partido Nacional Britânico, organização fascista que defende uma "Inglaterra branca" chega ao extremo de dizer que as Olimpíadas "glorificaram os negros", como se não houvesse atores de todas as cores. No mais, já é esperado que reacionários da sua laia tenham esse tipo de reação, pois para a sua gentinha, nada é mais humilhante que ver um homem negro casado com uma mulher branca. Talvez foi todo esse ciúme doentio que inspirou o Ku Klux Klan!

No pasarán!

Anônimo disse...

Por que tirou o meu comentário senhor Cristiano?

Será que as provas cientificas provando que os negros são inferiores intelectualmente aos brancos não é suficiente para você?

Que democracia é essa que você diz defender tirando o meu comentário?

A "ação afirmativa" do governo americano conseguiu deixar uma coisa certa:

Os negros são sim intelectualmente inferiores aos brancos.

Podem reclamar; podem me chamar a plenos pulmões de racista. Mas isso não muda o que a própria ciência e a "ação afirmativa" do governo americano provaram.

Aliás, vocês já repararam como os negros criaram uma sociedade que na casca é equivalente à europeia?

Os próprios negros criaram uma sociedade "imitadora" dos brancos.

Tem água? Luz? Usina? Exército? Telefone? Tudo existe, porém nada funciona direito.

Na limitação deles, eles constroem uma sociedade que mimetiza a do homem branco, porém nada é funcional. Fica só no estilo, na maquiação.

Tudo isso acontece porque os negros são forçados a acreditar que são tão capazes quantos os brancos, aí terminamos nos velhos clichês sobre as causas do subdesenvolvimento dos negros em qualquer sociedade tais como legado da escravidão, racismo institucional.
Eles acreditam, primeiro, pq a maioria deles não tem a capacidade de entender coisas mais complexas e segundo pq é sempre melhor acreditar que todos os problemas que o seu povo causa são culpa dum outro, sempre melhor botar a culpa em alguém e não em você mesmo ou em sua comunidade.

A Página Vermelha disse...

O comentário foi retirado por ser racista, sem fundamentação científica e SEM NENHUMA, mas absolutamente nenhuma prova do que é afirmado.

Conforme se sabe, a única diferença que há entre um branco e um negro é a quantidade de melanina na pele. Como uma coisa que apenas diz respeito a mais ou menos absorção solar pode ser considerado critério para "superioridade ou inferioridade de uma raça sobre a outra"?

E daí se a sociedade negra é "imitadora" dos brancos? Caso você não saiba, a roda não foi inventada na Europa, foi inventada no Oriente Médio, que está mais próximo da Ásia e da África, muitos números que conhecemos não foram inventados na Europa, mas no Império Árabe, o macarrão que o italiano usa para fazer seus pratos típicos, é invenção chinesa, a cerveja, que dá lucro para cervejarias holandesas, tchecas e alemãs, é invenção africana, do Egito, onde já foram encontrados até mesmo planadores que até hoje são um mistério para estudiosos! Na Colômbia foi encontrado um colar similar a um avião, que reconstruído por estudiosos foi até capaz de voar! No Mali, havia grandes universidades como a Madrassa de Sankora. Maquiavel sabiamente já dizia em "O príncipe" que a história possui poucos originais, os homens tendem a copiar aquilo que dá certo.

Sua postagem sobre as ações afirmativas são pura excrescência, para dizer que "não há físicos negros" é preciso ter muita má fé e ignorância(não é uma ou outra, mas as duas juntas):

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_African-American_inventors_and_scientists

http://www.biography.com/people/mae-c-jemison-9542378/videos/mae-jemison-mini-bio-2078942717

Como vemos, é muito fácil desmantelar uma mentira, ainda mais na era da informação. O problema é que para pessoas com parafilia internet só serve para uma coisa: ver pornografia e semear ideologias de ódio, copiadas de sites fascistas e mentirosos, talvez por ciúmes do sucesso de alguns no plano pessoal.

Você questiona "que democracia é essa" onde removo o seu comentário. Acredito na democracia e na liberdade de expressão, mas não confunda "liberdade de expressão" com "liberdade para semear ideologias de ódio" e mentiras pseudocientíficas de teor claramente preconceituoso, prática prescrita como crime na legislação brasileira. Tal qual é inaceitável que alguém defenda a escravidão, é inaceitável que alguém defenda o racismo. Por isso o seu comentário dessa vez não será apagado, não por que eu "tolere seu lixo intelectual", mas para efeitos de investigação policial de modo a colocá-lo em seu devido lugar, que é atrás das grades!

Anônimo disse...

Então senhor Cristiano seja coerente com sua "justiça".

Quando negros aparecerem criando uma supremacia negra, também denuncie esses supremacistas negros por discriminação racial aos brancos:

EEUU: Un líder negro defiende el asesinato de todos los niños blancos recién nacidos y la Administración Obama no ve indicios delictivos

http://www.alertadigital.com/2012/08/16/eeuu-un-lider-negro-defiende-el-asesinato-de-todos-los-ninos-blancos-recien-nacidos-y-la-administracion-obama-no-ve-indicios-delictivos/

Ou será que você acha que os negros militantes adoram a raça branca?

Anônimo disse...

Se você não fizer isso, eu vou achar que você é covarde.

E não é difícil ver como muitos negros zombam e ridicularizam a raça branca e pregam a morte dos brancos:

http://blackracismandracehatred.blogspot.com.br/2012/08/the-corrupt-liberal-media-discovers.html

A Página Vermelha disse...

São casos isolados e igualmente repudiáveis, o racismo é condenável, seja ele contra quem for.

Todavia acabei de ler a notícia, ouvir o vídeo indicado e não percebi nenhum trecho onde ele defende a "morte de crianças brancas", o que indica que a notícia pode ter sido fabricada, o que não será nenhuma surpresa, vindo de um órgão da imprensa burguesa.

A Página Vermelha disse...

No mais, em nossa sociedade temos não apenas quem defende o extermínio de negros e sua inferioridade, como também quem efetivamente o faz !

Anônimo disse...

"No mais, em nossa sociedade temos não apenas quem defende o extermínio de negros e sua inferioridade, como também quem efetivamente o faz!"

Assim como existe racismo e incentivo de racismo para com os brancos, como eu mostrei mais acima nas músicas de artistas conhecidíssimos em muitos lugares do mundo. Incluindo no Brasil.

Na Africa do Sul, membros do partido que detém o poder (esquerda), o partido de Nelson Mandela, já disse várias vezes que assim que Nelson Mandela morrer, vai começar a perseguir os brancos do país. O que já está acontecendo!

http://www.wnd.com/2012/08/genocide-looms-for-white-farmers/

O Presidente negro da África do Sul canta músicas louvando o assassinato dos brancos enquanto milhares deles são massacrados.

"São casos isolados e igualmente repudiáveis, o racismo é condenável, seja ele contra quem for."

Casos isolados nada, rapaz! Saia do teu mundo marxista fantasioso!

Nunca vi você colocar artigos no seu blog condenando o racismo de negros para com brancos.

E se você não fizer isso, será que eu estarei exagerante em denunciá-lo por racismo para com os brancos?

Sim, pois estou te dando informações de que racismo de negros para com brancos acontecem aos montes. Você que não se preocupou em saber.

Será que você terá coragem de fazer artigos sobre esse assunto agora? Eu tenho as minhas dúvidas.

"Todavia acabei de ler a notícia, ouvir o vídeo indicado e não percebi nenhum trecho onde ele defende a "morte de crianças brancas", o que indica que a notícia pode ter sido fabricada, o que não será nenhuma surpresa, vindo de um órgão da imprensa burguesa."

A poucos anos atrás, uma ministra da tal "igualdade racial", deu uma declaração de que os negros não deferiam conviver com a aquela raça (branca) que a escravizou durante anos. Ou mais ou menos isso que ela disse.

Imagine se fosse o oposto: Uma Ministra Branca a dizer que os brancos não devem conviver com os negros que sempre os acusam de ser responsáveis por todo o mal para com a raça deles.

Tenho certeza que você estaria chamando essa ministra de racista.