terça-feira, abril 12, 2011

MUNDO


Atentado em Belarus mata 12 pessoas e fere mais de 100
Por Cristiano Alves

Neste dia 11 de abril, por volta das 18h, uma bomba explodiu na estação de metrô Oktyabrskaya(Outubrense) de Minsk, matando 12 e ferindo mais de 100 pessoas, 20 dessas em estado grave. É a primeira vez que um acontecimento dessa natureza acontece em Belarus depois da barbárie nazista nos anos 40. Há alguns anos atrás, uma bomba já havia sido detonada por grupos oposicionistas bielorrusos na capital, durante comemorações oficiais, porém, sem vítimas fatais.

Acredita-se que o atentado tenha sido cometido por grupos de oposição visando desestabilizar o governo. De acordo com o presidente Aleksander Lukashenko, que convocou ontém uma reunião extraordinária, não é descartável a hipótese de que tenha sido o atentado cometido por países estrangeiros, uma vez que a Bielorrússia atualmente auxilia a luta anti-imperialista de Muamar Kadaffi, na Líbia. O Comitê de Segurança do Estado(KGB) já anunciou hoje ter identificado um presumível autor, após a análise de câmeras de segurança. As autoridades bielorrussas encontram-se em estado de alerta máximo em portos, aeroportos, metrôs, estações de trem e estradas por todo o país. Cidadãos da lendária cidade de Brest, conhecida pela resistência heróica de sua fortaleza, assim como de outros lugares do país, num gesto de solidariedade, iniciaram doações de sangue e enviaram flores para os mortos e feridos. No atual momento, o KGB (Comitê de Segurança do Estado) conduz as investigações, tendo já detido alguns suspeitos.

O atentado em Minsk passou praticamente despercebido na imprensa ocidental, não tendo sido noticiado em sites como a BBC e os noticiários da grande mídia no Brasil, exceto a Rede TV. A Página Vermelha foi um dos primeiros jornais brasileiros a noticiar o ocorrido.
 
Zona do atentado isolada, no metrô Oktyabrskaya


O presidente Alexander Lukashenko visita os escombros do que restou da estação de metrô

Vítima testemunha o ocorrido e é socorrida
Vítima sendo atendida em hospital público bielorrusso


Jovens bielorrusos buscam informação sobre feridos
 


Oficial da Milícia recolhe depoimentos
Alexander Lukashenko em sessão extraordinária com dirigentes políticos, militares e do KGB

Oficial paraquedista de Brest doa sangue para as vítimas do atentado

Fotos: Agência de notícias Belta ( http://www.belta.by/ru/photostory/s_1264.html )

Fontes: Agência de notícias Belta e TVI-24 Portugal.

Nenhum comentário: