quinta-feira, outubro 12, 2006

Como atua um Partido Comunista: Ativismo

No Brasil o termo "partido comunista" perdeu seu sentido. Desde vários anos atrás, teve lugar no seio dos PCs o revisionismo, deturpações do pensamento científico tão bem elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels. O antigo PCB foi influenciado pelo Komintern, este dirigido por nomes como Lev Kamenev, autor da idéia da luta suicida dos PCs, uma tática claramente ultra-esquerdista, e depois por G. Dmitrov, que defendia uma estratégia conciliatória conhecida por "Frente Popular", ambas estratégias criticadas e atacadas por I. Stalin, que há muito tempo fora excluído das atividades do Komintern, por razões diversas.

Com a imposição da ideologia do XX Congresso do PCUS à maioria dos PCs mundiais, a estratégia bolchevista do uso de técnicas legais e ilegais foi suprimida, dando lugar à idéia de coexistência pacífica com a burguesia e da idéia fabiana de que se poderia chegar ao socialismo através das eleições organizadas pela burguesia, o que provocou o relaxamento dos PCs.

No Brasil, o relaxamento dos PCs terminou com a idéia da liderança operária, do papel de vanguarda dos comunistas, levando-os a "se escorarem" em lideranças "democrático-populares", quase sempre da burguesia. Essa posição demasiado passiva, de aceitação à tudo o que vinha de Moscou sem qualquer crítica, terminou levando a uma cisão no movimento comunista, onde surgiu o PCdoB(que carregava a semente do oportunismo político, o que se revelou mais tarde), o PCR, PCBR e outros partidos que, embora bem intencionados, terminaram sendo organizados de forma apressada, o que mais tarde seria sua fraqueza, organizações como a VPR, os revolucionários de Marighela, dentre várias outras que, lutando isoladas, foram brutalmente reprimidas e tiveram seus líderes duramente perseguidos e assassinados. A ditadura militar-latifundiária, infelizmente, conseguiu cumprir com seus objetivos, eliminando os melhores quadros revolucionários brasileiros no Araguaia, no combate às guerrilhas urbanas e rurais.

O totalitarismo da direita brasileira foi capaz de fazer uma verdadeira "limpeza ideológica", comparável à limpeza étnica e à "solução final" dos hitleristas, seja contra os bolchevistas ou contra alguns indivíduos de alguma forma progressistas. Isso, inevitavelmente, terminou possibilitando a ascenção de nomes da burguesia, de pequeno-burgueses apistas, trotskistas-católicos, nomes da CIOLs e transgêneros, ao status de "lideranças populares". Essas lideranças em alguns casos foram uma pedra no sapato de alguns generais, embora depois tenha sido percebida a sua utilidade, como foi o caso de Luiz Inácio(o Lula), primeiramente preso de acordo com a LSN(Lei de Segurança Nacional), mas subsequentemente tendo boas referências do General Golbery do Couto e Silva:

"Podem ter confiança no Lula,pois é a única liderança sindical Não-Marxista".

Com a ausência de um verdadeiro PC para liderar o povo brasileiro numa luta revolucionária contra as hostes seculares do latifúndio, foi fundado o PT, com a ajuda da CIOLS e a participação de vários nomes reacionários, drenando os comunistas para um partido notadamente oportunistas com ênfase em práticas eleitoreiras.

De fato, o Marxismo-Leninismo(bolchevismo) no Brasil encontra um imenso vazio teórico, carente de pensadores, traduções, pesquisadores, ativistas e enfim, de táticas legais e ilegais. Com a chegada do Nacional-Comunismo no Brasil, passa a existir um aliado com o qual se pode contar, a despeito de algumas diferenças ideológicas, o que pode vir a levar à formação de uma frente revolucionária. No mais, ao menos no que se refere ao ativismo, é preciso analisar e reativar a tática da ação direta, que tanto pode ser pacífica quanto violenta. No caso do Brasil, o país da "bunda e da bola", inicialmente a tática pacífica pode trazer resultados positivos e chamar a atenção das massas, algo que tem funcionado na Rússia, onde os comunistas a la Gandhi(o que se dá de forma involuntária) tem organizado marchas onde carregam seus estandartes de luta, tem aparecido na imprensa, denunciado o regime capitalista e constituído uma importante frente de oposição que talvez em 11 anos venha a organizar uma nova Revolução Russa. Dentre esses partidos merece destaque a atuação da AKM(Vanguarda da Juventude Vermelha), NBP(Partido Nacional Bolchevique), RKSM(b)(a União da Juventude Comunista Revolucionária Bolchevista) e de outras organizações bolchevistas.

Carregando retratos de Lenin e Stalin, cantando canções banidas pelo presente regime fascista russo, a nova geração de revolucionários organiza suas marchas, ocupam prédios do governo, algemam-se a prédios públicos, queimam bandeiras de organizações fascistas em protestos pacíficos, ao que o governo oligárquico responde com a violência policial do OMON, processando os bolchevistas com acusações absurdas e enviando-os para prisões no interior ou no extremo-oriente do país. Os bolchevistas russos usam-se ainda da internet para a divulgação de seus atos e de seus jornais partidários. Seguem abaixo alguns exemplos a serem analisados e discutidos, da Rússia e outros países:

Rússia:

MGSO(Jovem Guarda dos Oficiais da União)
- Ensaio de táticas de combate -
http://www.youtube.com/watch?v=yLl9pau2Zks

AKM(Vanguarda da Juventude Vermelha - Juventude do VKPB)
- Atuação da AKM -
http://www.revolucia.ru/vkpb_-_anti-jkh_2006.wmv
- Queimando a bandeira da Letônia, que reabilitou colaboradores de nazistas da SS -
http://www.youtube.com/watch?v=TRNOFJubafA
- Marcha no Dia da Vitória -
http://www.youtube.com/watch?v=zgLoZqbUd6g

NBP(Partido Nacional-Bolchevique)
- Manifestação contra a manifestação dos colaboradores de nazistas efetuada na Letônia(militantes nacionais-bolcheviques queimam símbolo nazista letão em Israel) -
http://www.youtube.com/watch?v=h8H2PB9RqBs
- Ato na embaixada Russa(NBP-Israel), clamando pela libertação dos presos políticos -
http://www.youtube.com/watch?v=jwMozXO4pP8
- Ato contra Bush efetuado pela seção letã do NBP(nota-se a participação de Ayo Benes, recém libertado da prisão de Riga) -
http://video.nb-info.org/070505_Dayte_Busha.wmv
- Rompendo um bloqueio do MVD(nota-se a liderança de Eduard Limonov, líder do partido) -
http://www.youtube.com/watch?v=b4EoHwpknBE

Enfim, esses são apenas alguns exemplos de preparação e dedicação à causa revolucionária. Militantes corajosos o suficiente para enfrentar uma prisão, realizar greves de fome, treinar técnicas militares, organizar manifestação e denunciar o capitalismo através de shows de rock ou de entrevistas na TV. Esses movimentos crescem a cada dia na Rússia e enfrentam a dura repressão policial num país que não respeita as liberdades individuais e coletivas, ao mesmo tempo em que respeita a atuação de grupos neonazistas o Nashe, as algazarras de hooligans contra estrangeiros e o surgimento de orgs. fascistas.

E no Brasil, onde há tantos direitos e liberdades individuais e coletivas até certo ponto toleradas, por que não temos ainda uma organização bolchevista? Bem, isso foi o que esse artigo se propôs a responder, e espera-se que se tenha chegado a conclusão de que só não temos como jamais teremos um partido bolchevista enquanto os comunistas ficarem esperando o "Lulalau", se escorando em partidos como o PT ou esperarem a boa vontade da UNE governista. Está errado! Os bolchevistas brasileiros precisam acabar com essa passividade!

Nenhum comentário: