sexta-feira, dezembro 30, 2016

HISTÓRIA: Alguns fatos sobre a vida de Stalin


Alguns fatos sobre a vida de Stalin:

- Iossif Vissaryonovich foi batizado em honra a São José Operário, o carpinteiro da Bíblia. Nenhum líder da Rússia foi batizado em honra ao santo operário, curiosamente, foi o mais notável Estadista comunista, de fato de origem operária. Vladimir Lenin foi batizado em honra a São Vladimir, o santo que converteu a Rússia do paganismo ao cristianismo.
- Um dos companheiros de luta de Stalin foi Simon Ter Petrosyan, seu amigo de infância.
- Stalin teve vários apelidos e pseudônimos. Dentre seus apelidos estão Soso, na infância, e Beso na adolescência. Dentre seus pseudônimos esteve Chijikov, David, Nieradze, Bessoshvili, Ivanov, Koba e Stalin.
- Stalin era poliglota, além do georgiano, sua língua natal, falava russo com sotaque, mas dominava perfeitamente a língua, escrevendo livros e discursos em russo. Além de georgiano e russo, na escola e no seminário eclesiástico ele estudou latim, apresentando boas notas, grego, eslavônico eclesiástico (língua das orações e missas da igreja ortodoxa), alemão (em grande parte devido ao seu exílio na Áustria, onde morou sem o auxílio de intérpretes), turco (devido à sua fuga para a Turquia), e também um pouco de húngaro, inglês e armênio.
É confirmado que podia escrever em três alfabetos, o georgiano, cirílico russo e latino.
- Em sua juventude, Koba escreveu poesia, muitas delas sendo publicadas em um famoso jornal de linha nacionalista de Tblisi, capital da Geórgia. Todas foram republicadas nos anos 40, sendo grande sucesso. Recentemente, na Rússia, alguns de seus poemas foram transformados em música.
- Stalin não chamava palavrão! Roosevelt descreveu-o como um homem de grande educação. O único palavrão proferido por Stalin, informado nas memórias de Nikita Hruschov, é "pederasta", que entretanto é um termo médico derivado do grego. Iossif Vissaryonovich referia-se aos pintores abstracionistas como tais! 
- Uma das melhores amigas de Stalin era Valentina Istomina, sua governanta. Ela recusou-se a depor contra Stalin durante a desestalinização de Khruschov.
- O esporte favorito de Stalin era um esporte típico da Rússia conhecido como "gorodok" (literalmente, cidadela). Trata-se de um jogo com lenha, parecido com o boliche, entretanto a lenha forma diferentes figuras, e com o arremesso de um pequeno toco de lenha, deve-se derrubar todas as figuras. É um esporte típico da Rússia e nos anos 60 suas regras foram padronizadas para competições.
- Stalin montava cavalo, embora não fosse um hábil cavaleiro, talvez devido a um trauma de um acidente de infância. Um enorme quadro no Museu das Forças Armadas, na Rússia, retrata o jovem Stalin em meio aos renomados cavaleiros vermelhos Budyoniy e Voroshilov na Frente de Tsaritsyno, cidade depois rebatizada para "Stalingrado".
- A altura de Stalin era de cerca de 173cm, segundo relatos de vários diplomatas e personalidades que estiveram com ele.
- O Prêmio Stalin foi atribuído a dois brasileiros, o escritor Jorge Amado e à costureira Elisa Branco, ativista que organizou protestos contra o envio de tropas do Exército Brasileiro à Guerra da Coreia.
- Apesar dos metrôs de Moscou e São Petersburgo terem sido construídos na época de Stalin, somente na Estação Kiev e na Estação Kurskaya pode ser visto o nome de Stalin, na Kievskaya, o seu nome aparece grafado em ucraniano no livro de uma jovem comunista, na Kurskaya num trecho do hino soviético. A inscrição desse trecho causou um grande escândalo por parte dos liberais. Em São Petersburgo está disponível a única gravura de Stalin de todos os metrôs russos, a estação "Praça da Insurreição", no centro da cidade. 
- Stalin preferia governar da dacha governamental em Kuntsevo, nos arredores de Moscou. 
- Com os seus camaradas georgianos, em geral Stalin conversava em georgiano.
- Stalin esteve no front de batalha em um momento comprovado. Foi uma visita secreta, com o intuito de evitar agentes diversionários ou aviação alemã. 
- A canção favorita de Stalin se chama "Suliko".
- Um dos uniformes utilizados por Stalin, um túnica denominada "french", era também o uniforme o do Partido Comunista Bolchevique da União Soviética. O partido teve uniforme até os anos 50.
- Nenhum líder da Rússia foi homenageado em tantas línguas diferentes com poemas, músicas e presentes de povos diversos quanto I. V. Djugashvili.
- Embora tenha nascido na Geórgia, Djugashvilli era etnicamente osseta, etnia com muitos laços políticos com a Rússia.

Nenhum comentário: