sábado, outubro 08, 2011

DOCUMENTÁRIO


Fascismo ordinário (legendado em espanhol)

Documentário soviético que demonstra todo o processo de lavagem cerebral fascista e como o povo da Alemanha, país de Karl Marx e Friedrich Engels, foram enganados para servir a um falso salvador da pátria que nem mesmo era alemão, o tirano austríaco Adolf Hitler. O filme mostra desde o juramento feito ao führer até o processo de tomada pelo poder, repressão do seu próprio povo e de outros povos. Esse documentário também é um alerta àqueles que são surpreendidos e se deixam enganar por idéias ditas "conservadoras", em realidade um eufemismo para "fascistas", que defendem um modelo análogo ao fascismo, porém com uma suposta "liberdade de mercado", contraposta ao forte controle estatal defendido pelos fascistas clássicos. Também faz uma análise psicológica dos alemães e o que levou à aceitação das idéias de Hitler.

A autoria do documentário é de Mihail Romm, discípulo do renomado cineasta Sergei Einsenstein. Possui imagens fortes, como a cena em que o narrador, de forma satírica, tranquilamente descreve como os soldados alemães "trabalhavam", limpando seus armamentos, cortando madeira, assim como cabeças de soviéticos, ou ainda num trecho marcante em que demonstra como oficiais e soldados carregavam fotos de suas famílias, esposas, filhos... junto com fotos de cabeças decepadas ou civis enforcados.

PRIMEIRO EPISÓDIO

Parte 1/8


Parte 2/8
(Errata do tradutor em 3:50, "yefryeytor" é "cabo", e não sargento, graduação de Hitler)


Parte 3/8
(Em 5:30, o correto é 2 bilhões, de "dva millyarda", e não "milliona")


Parte 4/8


Parte 5/8


Parte 6/8


Parte 7/8


Parte 8/8


SEGUNDO EPISÓDIO

Parte 1/7


Parte 2/7


Parte 3/7
(Errata, o tradutor equivocou-se em 0:33, é 22 de junho de 1941, não 44)


Parte 4/7


Parte 5/7


Parte 6/7
(Errata, em 3:22 o correto é "sobrinha", e não "neta", isto é, plemyanitsa)


Parte 7/7

Um comentário:

Nicolau da Romênia disse...

Destruimos o Banditismo comunista no Leste Europeu em 1989! Comunismo hoje serve só para Subdesenvolvidos Terceiromundistas e Microcefálos holocaustisados!Nunca mais o comunismo judaico do capitalista judeu Kissel Mordekay dito de "Karl Marx"!