quarta-feira, agosto 22, 2018

A maconha na URSS

A Fonte da Amizade dos Povos, em Moscou, reúne representações em ouro dos 16 povos que compuseram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou simplesmente URSS (uma dessas repúblicas foi depois integrada à Rússia, a República da Karélia). A expressão corporal hospitaleira, amistosa e receptiva dos monumentos aos 16 povos soviéticos chama rapidamente a atenção de todos os que passam ao seu redor, é impossível permanecer indiferente a uma fonte tão bonita que jorra alegria durante o verão e emana um espírito amistoso e vivaz. Logo atrás das musas douradas, vemos trigo, centeio e... cannabis! Sim, isso mesmo, bem no meio da fonte.

Imagem relacionada
Logo ao centro, folhas de cannabis
E se você acha que isso foi apenas um equívoco do artista, um erro muito infeliz, as coisas não param por aí. A URSS atribuía até mesmo medalhas a diretores de kol'hozes (fazendas coletivas) que produziam enormes quantidades de cannabis. O Estado Soviético chegava a delimitar metas para o incremento de sua produção. Crianças em idade escolar visitavam campos de cannabis com a professora, assim como os de trigo e girassol, o que está amplamente documentado por fontes soviéticas.

Visita a um campo de "kanoplya"
Sim, assim como o presidente americano George Washington, a União Soviética plantava cannabis, porém isso não é o que talvez você esteja pensando! Hoje, com a existência de grupos massivos "anti-tabu", "descolados", "prafrentex", pós-modernos e satanistas no Facebook, não é difícil imaginar uma postagem ao estilo "nos tempos de Stalin cultivava-se maconha, por isso não há nada de errado em puxar um baseado no corredor da faculdade e chamar de fascista um policial que por acaso tenta coibir o seu uso". Isso já acontece, por exemplo, com o homossexualismo, cartazes soviéticos com homens se beijando ou cenas de filme com mulheres se beijando são apresentados a jovens ingênuos como sendo "manifestações homossexuais", quando na realidade se tratava de um costume fraternal praticado inclusive entre pais e filhos. Os argumentos de tais seitas são mais que previstos: "a guerra às drogas foi criada pelo presidente Nixon para matar negros", "isso é um genocídio contra os negros, racismo", quase sempre argumentos emotivos embasados na realidade americana.

Resultado de imagem para значок конопля
Medalha pela produção de cannabis da região de Kursk, da Rússia soviética
A URSS, assim como George Washington, fundador dos EUA, produzia a cannabis para fins agro-industriais, era usada especialmente na produção de cordas, tecido de lona, papel, cosméticos, etc. Os cientistas botânicos soviéticos criaram uma variante absolutamente sem quaisquer propriedades psicotrópicas, a ponto da cannabis poder ser manipulada até mesmo por uma criança. Ela um componente fundamental da agricultura soviética. A folha até ganhou espaço na arquitetura de muitos edifícios soviéticos. Sua produção era considerada tão importante quanto a de trigo e girassol (usada como alimento também, na Rússia). Aliás, seu cultivo vem desde a Idade Média. As meias do príncipe Alexander Nevsky, da República de Novgorod, eram produzidas com cannabis. A cannabis produzida, a propósito, não era a cannabis sativa, mas a cannabis indica, cujo teor de THC é muito baixo, ela é praticamente inútil para narcômanos, com as alterações dos botânicos soviéticos ela se tornou inofensiva. É importante lembrar que na URSS o consumo e a comercialização de narcóticos era crime nos códigos penais da maioria das repúblicas soviéticas. Havia também centros de tratamentos de narcômanos, eles exerceram um papel muito importante nos anos 20.

3620876_gallery_49337_1081_6792 (600x450, 129Kb)
Tecido de cannabis indica
O declínio da cannabis se deu a medida que foram aperfeiçoadas as tecnologias químicas, seu declínio se deu especialmente com o desenvolvimento de novas agulhas e máquinas automática, dos tecidos sintéticos, assim, a cannabis já não era mais necessária, caindo no esquecimento. Nos anos 90 ela voltaria à tona novamente, já não mais como utilitário social, mas sim como um veneno que o Ocidente injetou na Rússia, nos anos 90, para destruir os jovens e impôr uma cultura artificial estranha às tradições dos povos soviéticos, era a cannabis sativa, uma droga que passou a envenenar a Rússia pelo sul e pelos portos de São Petersburgo, seus melhores propagandistas eram rappers cheios de tatuagem e a boca suja com palavrões, que até no modo de vestir, caminhar e falar imitam marginais do outro lado do Atlântico. Agora a palavra "kanoplya" passava a despertar reações completamente negativas por parte da população. Jovens "monitores" e ativistas sociais se juntavam para destruir suas plantações e mesmo atacar fisicamente aqueles que negociavam a erva, produto odioso da cultura consumista.

3620876_kanabis (335x263, 20Kb)
Coluna de uma casa em Minsk, Belarus
A ideia que parte dos jovens brasileiros apresenta, geralmente ligados a movimentos identidários, de ideologia de gênero ou de "libertação sexual", de que a "oposição à maconha é produto do conservadorismo americano", "das políticas de Reagan", é absolutamente fantasiosa e não corresponde aos fatos. É preciso denunciar qualquer tentativa de falsificação da história baseada em factóides ou imagens e fotos tiradas de contexto, seja por "memes" feitos com base em pôsteres soviéticos ou paródias de tais cartazes, como é preciso lembrar também que não só a União Soviética, como a especialmente a China e Cuba tiveram políticas antinarcóticos muito rigorosas.

DIGA NÃO ÀS DROGAS! AS DROGAS FINANCIAM O ANTICOMUNISMO!
СКАЖИ НЕТ НАРКОТИКАМ! НАРКОТИКИ ФИНАНСИРУЮТ O ANTICOMUNISMO!

Livro infantil sobre a konoplya de 1926
3620876_0373911 (518x375, 59Kb)
Pavilhão de geologia de uma universidade soviética nos anos 50
3620876_hripunov (376x257, 25Kb)
"Aumente a produção de "konoplya", alcance altos indicadores do seu trabalho!"

Fonte: Artigo "A maconha na União Soviética", por https://www.liveinternet.ru/community/a_propos/post287794601/

Nenhum comentário: