segunda-feira, novembro 07, 2011

7 DE NOVEMBRO

Quais as lições da Revolução de Outubro para os trabalhadores brasileiros?
Por Cristiano Alves



No dia 7 de outubro de 1917(25 de outubro pelo antigo calendário russo) os trabalhadores do antigo Império Russo realizaram a primeira revolução socialista da história. Até então, o mais perto que se havia alcançado era a Comuna de Paris, um experimento dos trabalhadores franceses que foi derrotado pela intervenção das forças favoráveis à classe dos empresários e exploradores de trabalhadores.

Todos os dias, em todas as partes do mundo, os trabalhadores são explorados, por mais que trabalhem na construção do melhor hospital, quase nunca tem acesso àquele hospital, por mais que trabalhem na construção da melhor escola, quase nunca podem colocar seus filhos naquela escola, por mais que trabalhem na construção de um aeroporto, quase nunca tem a oportunidade de viajar de avião. Ademais, são vistos na sociedade como uma espécie de "escória", como meros "peões" cuja existência se resume a "comer e trabalhar". Quase todo o seu trabalho serve apenas para o enriquecimento de uns poucos e em muito pouco lhe beneficia, muitos nem mesmo tem casa própria e atendimento médico decente.

A Revolução de Outubro de 1917, ocorrida na Rússia, demonstrou que através da organização dos trabalhadores e do empreendimento de uma revolução operária, pode-se mudar a face de um país e colocar todo o progresso científico e tecnológico a serviço da classe trabalhadora. No Brasil, muitos trabalhadores tem a ilusão de "o patrão é seu amigo" e está fazendo um "grande favor ao lhe dar emprego". Isso acontece por que o sistema capitalista mantém uma coisa chamada "exército industrial de reserva", isto é, uma massa desempregada, pois aquele que não tem emprego em tese não será muito exigente na hora de receber, daí através deste sistema, os patrões podem regular com mais facilidade o salário dos trabalhadores, pagando sempre o menor valor que podem, exceto, claro, quando há organização para lutar por melhores salários, geralmente empreendidas através de um sindicato através de um partido político, pois só a atividade sindical não basta. Outro mito passado pela burguesia, isto é, a classe dos donos dos meios de produção(fábricas, latifúndios, agronegócio...) é o de que hoje o Brasil está muito bom para os trablhadores, pois estes tiveram um "presidente operário". Esta imagem, entretanto, está equivocada, pois um presidente não governa sozinho, este presidente operário governava junto com latifundiários, empresários(inclusive tendo um como seu vice) e portanto tinha suas limitações, muitas vezes inclusive mostrando-se mais preocupado com o favorecimento do setor empresarial, só eventualmente lançando programas que beneficiavam a classe trabalhadora. O que se sabe é que esse governo favoreceu e aprofundou o chamado "capitalismo burocrático" e o latifúndio, que continuam explorando os trabalhadores, porém agora dizendo "eu votei no Lula, portanto mesmo recebendo um salário miserável que não dá para quase nada, você tem que trabalhar para me enriquecer sem reclamar, pois agora somos todos a favor dos operários", simples como feijão e arroz, porém a realidade é outra.

A ruptura com o modelo apresentado por aqueles que acham que deve-se seguir "em parte" ou "totalmente" as idéias da burguesia deve ser feita, nenhuma concessão deve ser feita àqueles que acreditam na submissão da classe trabalhadora. Os melhores amigos da classe trabalhadora não são os patrões, porém o sindicato, o partido comunista, para uma luta contra toda e qualquer tentativa de pôr freios à luta dos trabalhadores. Somente o caminho da revolução apresentado pelas idéias comunistas irão levar a classe trabalhadora a sua verdadeira emancipação, a sua liberdade.

Proletários de todos os países, uni-vos!


Galeria de homens que contribuíram para a melhora da vida de todos os trabalhadores:

Karl Heinrich Marx (Alemanha)
Friedrich Engels (Alemanha)

Vladimir Ilich Ulyanov/Lenin (Rússia/URSS)
Iosif Vissarionovitch Djugashvilli/Stalin (Geórgia/URSS)  
Enver Hodja (Albânia)
Mao Tsé Tung (China)
Fidel Castro Ruz (Cuba)
Ernesto Che Guevara (Argentina) 


Estes homens dedicaram toda a sua vida a serviço da classe trabalhadora, todos eles eram de diferentes partes do mundo, um deles era inclusive de família capitalista, embora tenha usado o seu dinheiro para financiar a difusão das idéias do comunismo. Somente os trabalhadores unidos poderão criar um mundo novo e comunista.

Nenhum comentário: