quarta-feira, maio 11, 2011

CULTURA

A queda de Berlim, composição de Shostakovich
Por Cristiano Alves
Não há dúvidas de que o filme "Padenie Berlina", de Miheil Chiaurelli, foi um grande sucesso, sendo o primeiro filme artístico do cinema a retratar em cores a II Guerra Mundial. Diferente de filmes como "A lista de Schindler" ou "O resgato do soldado Ryan", ambos de Steven Spielberg, clássico ocidental, ou ainda de "A Fortaleza de Brest" ou "Vá e veja", clássicos bielorrussos sobre a guerra que mudou o mundo, que focam em combates específicos, o filme do georgiano Miheil Chiaurelli, além de destacar-se por seu pioneirismo, numa época em que os grandes filmes do cinema vnham da União Soviética, e não dos Estados Unidos, também destacou-se o filme por outro ponto forte: a música!

A queda de Berlim(Padenie Berlina) é obra do renomado compositor soviético Dmitri Shostakovich, autor de uma famosa composição sobre o cerco de Leningrado que fora usada no filme-documentário "The battle of Russia", do Ministério da Guerra dos Estados Unidos, e fora aproveitada pelo mesmo compositor para a opus 82, A queda de Berlim, trilha sonora do filme homônimo, onde o operário stahanovista1 Aleksiey Ivanov, Herói do Trabalho Socialista2, conhece a professora Natasha, vivendo um curto amor, até serem separados pela invasão alemã, que separou os dois, transformando um num militar do Exército Vermelho e a outra numa trabalhadora escrava dos alemães.

Num dos momentos do filme, o operário A. Ivanov lidera um grupo no assalto às alturas de Seelov, uma batalha feroz contra os alemães. No momento desta batalha, a música de Shostakovich expressa as dificuldades do Exército Soviético em derrotar um dos mais bem defendidos enclaves militares alemães, sempre sob o lema de não retroagir e avançar o máximo para chegar até Berlim.

Essa composição de Shostakovich, relacionada aos tempos áureos da chamada "Era Stalin", quando a União Soviética deixou de ser um mero país de camponeses para se tornar um país industrializado e potência econômica, social e militar, foi executada durante a comemoração dos 65 anos da Vitória em 2010 na República de Belarus, precisamente, nas ruínas da  da Fortaleza Heróica de Brest, transformada em grande monumento histórico da qual um soldado se levanta da terra pra resistir, mas não se entregar. A orquestra contou com a direção de Anton Lubchenko e a o solo da renomada pianista Regina Chernichko, laureada em vários eventos de música internacionais. Ela executa um dos momentos decisivos deste trecho da opus, em piano.



1- Stahanovista: nome de um ativista do stahanovismo, movimento sovético dos anos 30 que pregava a máxima eficiência no trabalho sob o espírito da emulação(competição) socialista. Esse movimento implicou num aumento da produção soviética em 41% no Primeiro Plano Quinquenal, durante o Segundo Plano Quinquenal, em 82%. Diferentemente dos países capitalistas, onde o operariado obtem lucros irrisórios ante sua produtividade, os operários soviéticos eram muito bem recompensados materialmente por suas façanhas heróicas e considerados heróis nacionais, além de desfrutarem de outros serviços sociais gratuitos e disponíveis à toda a população.
2- Herói do Trabalho Socialista: diferentemente dos países capitalistas, no socialismo um herói não é apenas um militar, mas também o operário que ajuda a construir a economia de seu país. Embora na URSS fosse possível encontrar monumentos aos líderes da Revolução de Outubro, o maior monumento era dedicado a um operário e uma camponesa.

Um comentário:

alexandre disse...

Olá camarada. Não encontro legendas para o Padenie Berlinda. Encontrei em espanhol, mas estavam todas desincronizadas, se souber de alguma por favor publique