domingo, agosto 20, 2006

Entretenimento

Após a queda do Muro de Berlim, a cultura do mundo capitalista não cessa de tentar provar ao mundo que "o comunismo acabou". Hoje o "fantasma do comunismo" aparece nos livros paradidáticos até o de ideólogos burgueses como Olavo de Carvalho, sempre procurando retratar o comunismo como algo "maléfico" e, por mais bizarro que possa parecer, acredite, mesmo "demoníaco", como faz o referido ideólogo, ou melhor, humorista. Ademais, a ideologia burguesa chega a retratar essa imagem "nefasta" do comunismo mesmo no cotidiano, em filmes, no rádio, em algumas músicas, na internet e mesmo em jogos de computador.

É sabido que a burguesia procura lucrar de formas mais diversas, inclusive explorando temas que tem certa popularidade. Sendo parte do mundo capitalista, o homem moderno termina sendo automaticamente inserido nesse mundo, e assim dependendo dessa burguesia para se informar e ter acesso a determinados meios de produção, mesmo para se divertir.

Command & Conquer é um jogo feito para computadores que explora uma situação hipotética, onde alguns cientistas voltam no tempo para mudar a história, matando Hitler, mas não conseguindo impedir a guerra armada entre EUA e URSS. Naturalmente, a URSS é mostrada de forma caricaturesca, mas poderosa, e há a possibilidade de lutar por um dos lados, numa história com paradigmas diferentes. Este é um clássico dos jogos de computador da EA Games, que também possui um título análogo, mas apresentando uma entre EUA, China e "GLA", daqui a 10 anos.

Segue abaixo um vídeo com um final que muitos gostariam de ver, da vitória soviética, com tropas comunistas marchando na Wall Street e passando abaixo do arco do triunfo, bem como o presidente americano se rendendo ao Prêmier soviético.

http://www.youtube.com/watch?v=Vsw0ALI4Eek&NR

Nenhum comentário: