quarta-feira, dezembro 03, 2014

RELATOS DA RÚSSIA: A maior biblioteca da Rússia


Por Cristiano Alves






No meu manual de russo eu li sobre a grande Biblioteca V. I. Lenin, a maior biblioteca da Rússia e a quarta maior biblioteca do mundo! Até então eu só ouvi falar dela no meu manual, mas como a encontrei foi ainda mais interessante!


Passando pelo metrô, eu ouço o "narrador" dizer que "a próxima estação é a Estação Biblioteca chamada V. I. Lenin", daí já me preparei para sair. Saindo do metrô, passando por uma ou 2 escadarias, resolvi sair, mas precisava saber bem a direção, já que estava fazendo -18 graus naquele trecho, segundo alguns. De repente vi uma pessoa de cabelo curto e bastante loiro, quando pedi uma informação e a pessoa se virou, então vi que era uma garota, totalmente diferente das demais russas, já que tinha cabelo curto e raspado nas laterais, naturalmente grande em cima, um look feminino, mas totalmente diferente.
 

Ela não só me orientou a direção, como fez questão de ir comigo até lá. Quando falei do monumento a Dostoyevskiy, disse que o li pela primeira vez aos 13 anos, então ela até adivinhou a obra, Crime e Castigo. Tirou várias fotos e depois disse que precisava sair correndo, para a minha surpresa deixou o contato dela. Quando vi a profissão... tradutora. Fez questão de que eu a contatasse.

Nenhum comentário: