sexta-feira, novembro 22, 2013

POLÍTICA: Direitismo, baixaria e coprolalia, o fascismo cultural de Olavo de Carvalho

Por Cristiano Alves


"Você enfia um dedo no cu e outro na boca que aí você vai descobrir a sua verdadeira vocação"(Olavo de Carvalho, em resposta a um telespectador seu que contestara a ideia de que Obama não nasceu nos EUA, a despeito de sua certidão disponível no site da Casa Branca)

Segundo o Edgar Morin, antropólogo e sociólogo da França, o homem tem a necessidade de olhar e ser olhado, notório quando o deputado Romário defende uma lei para combater a "pornografia de vingança". Outro exemplo é quando um grupo de jovens comunistas resolve limpar as ruas ou trabalhar voluntariamente no domingo, como ocorria no Bloco do Leste, ou ainda quando resolvem alfabetizar as massas, um cientista cria um grande invento, etc. Para alguns, entretanto, existe uma necessidade permanente de ser olhado, mas não pela sua glória, mas pela sua sujeira: o homicida que mata para ter a foto estampada nos jornais, a "mulher-fruta" que quer ser conhecida no mundo inteiro por causa do tamanho de suas nádegas, o streaker1 que atravessa um estádio nu e o pensador de direita conservadora que quer os holofotes defendendo o ódio, a intolerância e semeia todo um terreno para plantar sua paranoia, dentre os quais figura Olavo de Carvalho. 

O professor doutor Michael Parenti, renomado politólogo e jornalista, ex-anticomunista, afirmou com propriedade em sua obra "A cruzada anticomunista" que a mais influente de todas as ideias não é o comunismo, o liberalismo, o fascismo ou a social-democracia, mas sim o anticomunismo, isso por que ele chega até nós sem nos darmos conta, e poucos anticomunistas batem no peito para assumir essa sua posição política, ou melhor, essa ortodoxia religiosa, sendo Olavo de Carvalho, que defende a pena de morte para comunistas, um raro exemplo disso. O problema de quando alguém cria uma seita, por exemplo, a seita da xícara voadora, é que por ser ela improvável, os seus adeptos invertem a lógica das coisas, assim não cabe a eles provar que a xícara voa, cabe ao acusador "provar que ela não existe", o que a princípio parece uma tarefa fácil, mas que rapidamente se chocará com uma série de malabarismos intelectuais para justificá-la.

Olavo de Carvalho, conforme se sabe, não tem curso superior, segundo ele próprio teria estudado apenas até a quarta série do ensino fundamental, ele também não tem um sistema de ideias próprio. Seu trabalho intelectual é uma salada ideológica que conglomera o fundamentalismo medieval católico, metafísica(ele também é astrólogo), sofismas, doses acentuadas de mccarthismo, ideias neocons e conspiracionismo. Deste modo, não é raro encontrar no talkshow2 de Olavo, carinhosamente apelidade de talkshit3 pelos críticos, e mesmo em seus artigos teorias mirabolantes como "o adoçante da Pepsi é feito com fetos abortados" e "não existem combustíveis fósseis" com outras como "a ONU promove a pedofilia" ou "Stalin e Mao eram pedófilos bissexuais", "comunismo é nazismo"... Nenhum congresso de ciências no planeta jamais nos informou sobre algo que Olavo nos informa, isto é, que ele "refutou Einstein e Newton", isso por que seu fundamentalismo católico doentio o leva a rejeitar qualquer pensador de fora de sua igreja, que carrega nas costas a mácula das cruzadas(também promovidas contra cristãos) e da Inquisição. Na realidade, enquanto apologista da Inquisição, Olavo de Carvalho usa como argumento o medo e a fobia, como um bom anticomunista. Como bem nos ensina Parenti, assim como a razão da existência do soldado é o inimigo, a do médico é o doente e do inquisidor o demônio, a razão da existência do anticomunista é o comunista, e de que outro modo o embusteiro paulista poderia elevar o seu próprio nome senão vendo comunistas em toda parte e alegando ser "vítima de perseguição comunista"?

Durante vários de seus artigos, Olavo de Carvalho apela para um coitadismo senil. Mesmo tendo seus panfletos divulgados dia e noite pelos grandes veículos de comunicação burgueses, ele vocifera que "foi expulso de um jornal por ser de direita", "por ser cristão", e que "ninguém lhe ajuda financeiramente". Esse coitadismo, aliás, é muito comum entre direitistas, eles posam de revolucionários quando nada mais fazem do que defender a ideologia do sistema, do sistema capitalista! Assim, o embuste de Olavo de Carvalho transforma a ideologia pós-moderna numa "manifestação de comunismo". Carvalho acusa os comunistas de serem "moralmente depravados", o que é uma acusação curiosa! Quando o professor doutor David J. Krus, americano, visitou a União Soviética nos anos 70, um dos hits das rádios soviéticas era Katyusha, uma canção em russo sobre uma garota que vai atrás de seu amor no front, quando retornou após a restauração capitalista, nos anos 90, o hit que tocava nas rádios da Rússia era Barbie girl, vale a pena conferir essa criação cultural do capitalismo:


I'm a Barbie girl in a Barbie world(Sou a Barbie girl, num mundo de Barbie)
Life in plastic, it's fantastic (A vida plástica é fantástica)
You can brush my hair, undress me everywhere(Você pdoe tingir meu cabelo, despirme em todo lugar)

Imagination, life is your creation(Imaginação, a vida é sua criação)

Agora comparemos com a do socialismo:


Cresciam as maçãs e pêras,
Pairava a névoa sobre o rio.
E surgia na margem Katyusha,

Na alta encosta da margem.



Ela surgia, cantando uma canção,
Sobre a cinzenta águia das estepes,
Sobre aquele, que amava,
Sobre aquele, cujas cartas guardava.


Uma comparação entre dois hits de um país capitalista e de um país socialista. Enquanto o mundo capitalista pós-moderno impõe às massas artistas fantasiados de militares de forma caricatural como o Village People, abominações bizarras como Lady Gaga e Justin Bieber, a glória do socialismo é facilmente testemunhada nas gimnastyorki4 do lendário Coro do Exército Vermelho, cuja qualidade musical é respeitada até mesmo pelos mais ardentes anticomunistas, por artistas filhos do proletariado como Ernst Busch ou a lendária Lyubov Orlova. Assim, o Olavo que pensa ser um paladino moralista não passa de um ladino barato defensor do sistema que criou Madonna e Lady Gaga! Mas é óbvio que isso ele não admite, é mais fácil admitir que "Madonna e Lady Gaga são criações do marxismo cultural", o seu espantalho favorito! Para a camarilha de Olavo de Carvalho todo defeito do capitalismo é "marxismo cultural", seu fracasso teórico e sua inviabilidade acadêmica é "marxismo cultural", sua inaceitação em grupos anticomunistas mais comedidos é "culpa do marxismo cultural", padres pedófilos na Igreja Católica é fruto do "marxismo cultural"... Tudo é marxismo cultural! Marxismo esse que Olavo de Carvalho e especialmente a sua turba de coprófagos nunca leu! É curioso como nesse "marxismo cultural" as ruas têm nomes de ditadores americanos e o cinema só traz filmes americanos e de propaganda imperialista.

A quem interessa as ideias mirabolantes de Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho se vê como um professor, adora ser adulado por multidões de idiotas, mas rapidamente se estressa e apela para a baixaria até mesmo com seus correligionários que não são suficientemente devotos do "mestre". Um dos maiores embustes intelectuais desse falsificador barato é um suposto "curso de filosofia", cujo material é facilmente obtível nas principais livrarias de Teresina(conforme investigado pelo autor deste texto), lá ele não forma alunos, forma fascistas! É possível encontrar no renomado site neonazista Stormfront inúmeras referências positivas a Olavo de Carvalho, onde os nazistas reconhecem a Olavo de Carvalho como um dos seus. Um utilizador do fórum neonazista Stormfront nos diz:


"Também concordo com muitos pontos de Olavo de Carvalho, realmente ele está entre os maiores pensadores que atualmente há no Brasil, sendo talvez um dos únicos que, pelo menos em boa parte, compartilha algumas de nossas concepções."


Os pontos em que ele(e outros nazistas) rejeitam em Olavo de Carvalho é a sua posição sobre o abortamento, que os nazistas defendem apenas para não-brancos, alguns também o acusam de ser um "agente do sionismo" e também por ele não empregar um discurso abertamente racista. Com relação ao racismo e ao sexismo, aliás, Olavo evita se pronunciar diretamente sobre o assunto, deixando o trabalho mais sujo para sua camarilha de articulistas do Mídia Sem Máscara. Lá, um energúmeno autointitulado "O Conde de Vila Nova", pseudônimo do Dr. Leonardo Bruno de Oliveira da Fonseca, advogado de Belém, apresenta feministas e mulheres intelectualizadas como "bruxas de sovaco cabeludo", alega que "muçulmanos se reproduzem como ratos", que "o Nordeste é terra de gringos, zoófilos e prostitutas" e que "a Bahia é uma terra de pretos que só sabem cheirar merda"; vale salientar que o tal Vila Nova, campeão dos erros ortográficos, é tido por muitos como o braço direito de Olavo de Carvalho naquele site. Além disso, pasmem, o blogueiro reacionário e homofóbico sequer tenta disfarçar o seu jeitinho afeminado. E não são apenas os capangas intelectuais que agem em nome do astrólogo obnóxio, há algum a Polícia Federal prendeu jovens que, agindo em nome de Olavo, planejavam um massacre na Universidade de Brasília, segundo seus asseclas, o "pandemônio-mor" do marxismo cultural no Brasil. Há algum tempo, capangas de extrema-direita atacaram e apedrejaram a sede do Foro de São Paulo, na visão de Olavo "o portal do inferno" no Brasil.

O comportamento violento e sociopata é uma característica marcante dos seguidores de Olavo de Carvalho. Desarmados e sem argumentos, é comum apelarem à baixaria. Em grande parte são indivíduos pouco inteligentes e posers tentando se afirmar intelectualmente. O típico seguidor do mistificador fascista é o jovem que nunca leu um livro de economia em sua vida e quer "salvar o Brasil do comunismo-gayzismo". Esse quixotismo barato, tacanho e caricato enxerga qualquer um que não se dobra ao seu narcisismo, ao seu onanismo político, como um "agente do comunismo", ainda que seu opositor se trate de um liberal ou mesmo de um conservador de cabeça fria. Até algum tempo, Olavo alegava que a Opus Dei, ala católica de conservadores, eram "um bando de boiolas" por que não publicavam uma revista anticomunista. 

Aqui Olavo de Carvalho expressa sua confusão mental! Para ele "fascismo é comunismo", "homens bons podem defender o fascismo", logo para ele quem "homens bons" podem defender políticas comunistas.

O site do anticomunista embusteiro é um amontoado coprográfico. Num de seus artigos, Olavo alega que vítimas de um massacre numa universidade americana eram meros "maricas", fruto do ensino público americano que "só forma boiolas". A sua coprolalia é ainda mais notável no Youtube, que utiliza como picadeiro, lá grita histericamente que vai "cuspir na cara de generais do Exército Brasileiro", que comunistas são satanistas-gayzistas e apela comumente ao emprego de termos de baixo calão.

O sucesso de Olavo de Carvalho é facilmente explicado pelo baixo nível cultural brasileiro, ele mente e não apresenta nada de novo, o que faz do alto de seu picadeiro é nada mais do que dizer aquilo que a burguesia quer ouvir, aquilo que a ideologia do sistema nos apresenta condensada com sua coprolalia destinada às piores latrinas ideológicas! Num país como os EUA, onde há um número bem maior de reacionários neocon, enfrentaria forte concorrência e rapidamente cairia ante pensadores mais originais, na Europa rastejaria entre adolescentes neofascistas, dado o seu pensamento análogo ao do neofascista Anders Breivik(excluindo-se o componente racial), mas jamais alcançaria o sucesso por causa do predomínio da tradição clássica euorpeia, e na Rússia provavelmente seria esmagado por reais marxistas e pensadores progressistas, num país conhecido por ter o povo que mais lê. No Brasil, onde o homem médio lê por volta de 1 livro ano e 75% de sua população jamais esteve numa biblioteca, o malévolo neofascista encontra terreno fértil para a sua ideologia nefasta. Outro fator que explica isso é a força da ICAR, esta instituição que promoveu a Inquisição, as Cruzadas, que apoiou Adolf Hitler, que conseguiu de Mussolini um Estado nacional, que admite nazistas e excomunga comunistas. Uma advogada muito próxima do autor deste artigo contava como na semana passada, durante o batismo de sua sobrinha, foi obrigada a ouvir de um padre, durante uma missa, pregações anticomunistas, afinal, todos nós sabemos que comunismo e batismo de recém-nascidos estão perfeitamente relacionados... De fato, a ideologia conservadora está enraizada no Brasil e qualquer um que se apegue a seus discursos de ódio rapidamente ganha espaço na grande mídia, Danilo Gentili, aluno de Olavo, Rachel Sheharazade, Alborghetti, "Chumbinho", Paulo Martins e Maristela Basso são apenas alguns exemplos disso.

Mas o pensamento de extrema-direita não se perpetua apenas pela fobia, pela mentira e covardia das classes média e alta brasileiras, criticar a extrema-direita sem fazer uma autocrítica da esquerda é incorrer no mesmo erro de tais energúmenos. Como bem colocado pela professora Anita Leocádia, no Brasil não existe um "Partido Comunista" revolucionário, o que existe são partidos eleitoreiros, e de fato um partido que está tentando reconstruir o partido revolucionário, assim como intelectuais bem intencionados e progressistas. Essa esquerda brasileira, por sua vez, comete uma grave falha em ter permitido que a extrema-direita monopolizasse o discurso contra o pós-modernismo, bem como ter se associado a movimentos impopulares e estranhos ao marxismo como o movimento LGBT, ainda mais num país de maioria católica. Prova desta tese é que na Rússia, onde a esquerda sempre levantou a bandeira vermelha, e não a colorida, os comunistas tem bem mais força política e até espaço na TV. Enquanto Olavo de Carvalho mantém seus correligionários neocons atualizados sobre as tendências dessa corrente nos Estados Unidos e no mundo, usando-se das redes sociais e do site de vídeos Youtube, a esquerda brasileira não se renova! Quem conhece o Facebook ou Twitter do Secretário-Geral do PCB Ivan Pinheiro? Melhor, quem conhece qualquer curso online de marxismo promovido por qualquer partido brasileiro autointitulado "comunista"? Os únicos sites no Brasil onde se pode encontrar um conteúdo marxista-leninista, bem como traduções ou experiência de intercâmbio em países socialistas podem ser contados nos dedos, e sítios virtuais como A Página Vermelha, o Solidariedade, a Comunidade Stalin, o Inverso do Contraditório são alguns exemplos disso, todos feitos e bancados por iniciativa individual, lamentavelmente, sem qualquer apoio econômico-político, deixando jovens com potencial completamente à deriva. Direita ajuda direita, e por mais abominável que o Mídia Sem Máscara possa parecer, há algo de louvável nele que é seu senso de camaradagem, transformando direitistas quase desconhecidos a se tornarem nacionalmente conhecidos, algo que se deve ao seu senso de irmandade católico.

Olavo de Carvalho costuma dizer que "no Brasil não existe direita", que "seu espaço é pequeno"(somente os meios de comunicação!)... mas quem disse que o Brasil precisa de direita? O Brasil tem algo bem mais abominável e difundido, a extrema-direita, e o povo brasileiro, que é honesto e trabalhador, não precisa dela! Não precisamos de palhaços coprolálicos para formar energúenos, precisamos de pessoas para combater o sexismo, para acabar com a mentalidade homofóbica comum a muitos e para destruir e enterrar o racismo e o elitismo! Precisamos de uma sociedade humanista, e não fascista hipócrita que ao mesmo tempo em que critica o uso de drogas põe seu filho na maior organização de capangas do tráfico de drogas, as Forças Armadas dos Estados Unidos, responsáveis pela guarida de traficantes no Afeganistão, maior produtor de heroína do planeta, conforme já registrado em sua idolatrada Fox News!

As ideias da direita têm como base a desinformação e Olavo de Carvalho, tenha ele vínculos com a CIA ou não, aprendeu muito bem as lições de inteligência militar do famoso espião Joseph Smith: "dizer que os comunistas são maus é apenas tagarelice, apresentar atos maus como atos comunistas, éis o que pode ter uma credibilidade efetiva"5. A esquerda não pode assistir de braços cruzados o câncer direitista se alastrar pelo país. O que ela espera para agir? A direita dar o primeiro tiro? Um famoso georgiano sabiamente disse certa vez que os comunistas de modo algum defendem métodos violentos, mas eles não querem ser apanhados de surpresa, é preciso combater nas ideias e nas ruas o fascismo cultural!


Com que realmente se parece uma sociedade de "marxismo cultural":

URSS


DDR(Alemanha Oriental)


RPC(China)


Em nenhum desses vídeos se vê loucas correndo e exibindo seus órgãos sexuais, crianças violentadas ou narcômanos.


1- Prática de correr nu em locais públicos.
2- Programa de conversa.
3- Literalmente, "falar merda".
4- Gimnastyorka é como se chama a túnica do uniforme M43 do Exército Vermelho, inspirada na camisa do camponês.
5- Smith Joseph, Portrait of a cold warrior, Ballantine books, Nova Iorque, 1976, pp. 164 e 80

4 comentários:

Revistacidadesol disse...

Oi, Cristiano.

Muito boas observações. A esquerda brasileira só agora está se reorientando depois do desastre que foi a transformação final do PT em oportunista e neoliberal.
Ivan Pinheiro já esteve no facebook e deixou mail. Mas, como ser fosse um Justin Bieber, apenas estava fazendo publicidade. Enviei um e-mail pergunta sobre o que dizer a alguém que perguntasse sobre ditadura do proletariado. Ao ficar amigo dele, notei que jamais compartilhava o que compartilhamos. Compartilhava trivialidades: cachorrinhos perdidos no Rio de Janeiro e coisas assim.

Eu já acho correto que estudantes de esquerda apoiem gays e lésbicas para reclamarem de um Paulo Ghiraldelli da vida, claro.

A esquerda brasileira parece ter sido reconstruída com base na universidade, após o massacre ocorrido na ditadura. E na universidade sobreviveu uma fauna de marxianos próximos de FHC, trotsquistas vaidosos e muita gente que crê que, se divergir do outro, vai ser queimado por ser ideológico e patrulheiro.

Abs do Lúcio Jr.

A Página Vermelha disse...

Uma ode a Olavo de Carvalho no Stormfront!

http://www.stormfront.org/forum/t913399/

A Página Vermelha disse...

Há muitos comunistas combativos, a maioria sindicalistas, mas é preciso mais união entre cada movimento, e ao mesmo tempo comunistas preparados fisicamente e ideologicamente !

Felipe disse...

Lúcio e Cristiano, infelizmente o PCB tá se parecendo com o PT antes de chegar ao poder: formado por várias facções que se dizem de esquerda (trotskistas, bakuninistas etc.). Talvez deve ser por isso que o Ivan Pinheiro não respondeu se perguntassem-lo sobre ditadura do proletariado, para não contrariar algumas dessas facções.