sexta-feira, outubro 04, 2013

MUNDO: A despedida do "Vôzão" dos comunistas, Vo Nguyen Giap


Por Cristiano Alves


O "Vôzão" dos amantes da liberdade
Entrou hoje para a eternidade o homem que derrotou o imperialismo japonês, francês e americano, o Comandante Supremo das Forças Vietnamitas, Vo Nguyen Giap, aos 102 anos. Vo tornou-se famoso em todo o mundo por ter destruído o mito da "superioridade ocidental", inspirando lutas de libertação nacional e colonial em países do terceiro mundo. Um herói no Vietnã e um exemplo de resistente e de estrategista militar na história mundial, seu nome está gravado ao lado de estrategistas notáveis como Sun Tzu e de revolucionários como Chapayev, Fidel Castro e Mao Tsé Tung.

Vo Nguyen Giap(seu nome Vo significa força, e giap significa armadura) nasceu de uma família de camponeses trabalhadores na Indochina, território francês que envolvia partes da China, Vietnã, Camboja e Laos. Vo trabalhou desde muito cedo, aos 14 anos era mensageiro da Companhia de Energia Haiphong, onde conheceu trabalhadores revolucionários. Era fluente em francês e ingressou na Universidade Nacional, de Hanói, de onde foi expulso por "atividades subversivas". Foi em meio aos universitários que ele conheceu o notável revolucionário vietnamita Ho Chi Mihn, que junto com ele defendia o fim do colonialismo francês. 

Foi no início dos anos 30 que Vo ingressou no Partido Comunista da Indochina e graduou-se em Direito, passando a lecionar história em escolas locais e escrever para jornais. No partido ele conheceu Dang Thi Quang, comunista tailandesa com quem se casou. Junto com sua esposa ele fora preso em várias oportunidades, mas esta veio a falecer na prisão em virtude de torturas sofridas. Vo, ao contrário, sobreviveu.

Vo Nguyen Giap e Ho Chi Minh

Com a perseguição aos comunistas da Indochina, intensificada com a proibição do Partido Comunista, Vo, Ho Chi Minh e outros comunistas fugiram para a China, onde aprenderam táticas de guerrilha, supervisionadas por especialistas soviéticos, num ato de solidariedade internacional e assistência revolucionária mútua. Entre 1940, seus conhecimentos militares, inspirados na estratégia militar de nomes como Sun Tzu e Napoleão Bonaparte, autores que estudou, seriam colocados à prova na guerrilha contra o imperialismo japonês, que invadiu e capturou grande parte da Ásia, incluindo o sudeste asiático, no qual estava inserida a Indochina. A luta se prolongaria até 1945, com a derrota e expulsão dos imperialistas japoneses. Estes últimos, sabendo que teriam seu imperialismo substituído por outro(no caso o francês) resolveram dar certas liberdades aos vietnamitas em seus últimos anos, a fim de causar desgastar politicamente os novos ocupantes franceses.

Com a saída dos japoneses, os comunistas vietnamitas formaram a República Democrática do Vietnã, iniciando uma guerra de expulsão contra os colonialistas franceses e destruindo seus postos ao norte do país, formando assim uma fronteira comum com a China, o que possibilitaria ao Vietnã receber a ajuda militar da União Soviética, então liderada por Iósif Stalin. Essa atitude dos vietnamitas também acabou por envolver a China no conflito, em reação à decisão francesa de usar tropas colonialistas de países como o Marrocos, Argélia, Tunísia, Camboja, Laos e mesmo tropas formadas por minorias vietnamitas.

A guerra de libertação nacional do Vietnã do Norte durou 7 anos, a mais decisiva batalha foi a de Dien Bien Phu, onde os franceses concentraram artilharia pesada e empregaram paraquedistas, esperando que os guerrilheiros comunistas entrassem em confronto aberto e fossem assim dizimados. Em vez disso, Vo Giap empregou uma técnica de cerco contra os franceses que mobilizou 250 mil pessoas. Camponeses traziam peças de artilharia em carroças, bicicletas e de outros meios que dificultavam sua detecção pelos franceses. A estratégia francesa, do general Henri Navarre, garantiria aos franceses uma vantagem se os vietnamitas os combatessem abertamente. Vo Giap determinou então o emprego de ataques diversionários contra tropas francesas, enquanto outra parte das tropas reunia peças de artilharia em colinas, protegidas da aviação francesa, uma vez que contavam com a artilharia antiaérea fornecida pela União Soviética. A tática de Vo foi um sucesso, impondo às tropas francesas uma pesada derrota.

Vo Nguyen Giap, o ministro Celso Amorim, a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva

Enquanto a esquerda francesa protestava contra a guerra, especialmente os comunistas e intelectuais como Paul Sartre, as derrotas francesas mobilizaram todos os setores da sociedade francesa contra a guerra, num país que tentava se erguer da destruição sofrida pela Segunda Guerra Mundial. A França chegou a gastar duas vezes o que recebeu do Plano Marshall para combater os vietnamitas. Sua guerra era chamada de "la salle guerre"(a guerra suja) e milhões de franceses não viam uma justificativa moral para estar no Vietnã.

A campanha colonialista francesa, nos últimos anos da guerra, deixou de ser uma "aventura militar" para se transformar em humilhação, a ponto do General Navarre ter apelado ao pedir ajuda ao imperialismo americano e britânico. De acordo com algumas fontes, os Estados Unidos chegaram a sugerir o uso de armas nucleares contra os vietnamitas ou o emprego de raides de bombardeiros. Em março de 1954, após a aniquilação da superioridade artilheira francesa, o coronel Piroth, comandante de artilharia, culpou a si mesmo e tamanha foi sua vergonha, que este suicidou-se, explodindo uma granada de mão. O general De Castries, comandante das tropas francesas em Dien Bien Phu, foi capturado vivo em sua casamata. Após tamanhas humilhações e derrotas militares, os franceses não tiveram outra alternativa, senão assinar a sua rendição. Na ocasião, Vo alcançara algo muito maior do que uma simples "vitória militar", algo maior do que a "destruição de tropas francesas", ele destruíra o mito da "invencibilidade do ocidente", tornando-se uma referência para lutas anticoloniais no Terceiro Mundo.

Uma outra campanha viria a marcar a vida de Vo Nguyen Giap, desta vez contra a maior força imperialista posterior à Segunda Guerra, o imperialismo americano. Após a tentativa do Vietnã do Norte de unificar o país com Vietnã do Sul, os americanos resolveram intervir no conflito, enviando um grande número de porta-aviões, aviões bombardeiros, caças-bombardeiros e um grande contingente do USMC, isto é, o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, sua tropa de elite e principal força de invasão. O país imperialista não exitou em semear no Vietnã o caos e a destruição, empregando armas químicas proibidas por tratados internacionais como o Napalm, fósforo branco e agente laranja, destruindo cidades inteiras no Vietnã e contaminando civis com agentes químicos que até hoje estão presentes no organismo de milhares de vietnamitas. Milhões de mulheres e crianças sofreram com a guerra do Vietnã, e não apenas neste país, o Laos e o Camboja também foram alvo de milhares de toneladas de bombas da USAF(Força Aérea Americana). Segundo estimativas de uma revista anticomunista financiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos(Problems of Communism Jan-Feb 1979, p. 40 col. 2 & note 35), estima-se em 600 mil a mais de 1 milhão de mortos no Camboja durante a Guerra do Vietnã. Neste último país, estima-se em 2 a 5 milhões de mortos o número de pessoas(incluindo civis e militares) durante a guerra. O Viet Cong, norte-vietnamita, combateram durante a guerra não apenas sul-vietnamitas e americanos, mas também tropas da Tailândia, que contribuiu para o esforço americano com mais de 1500 soldados; Austrália, que teve 500 mortos e mais de 1300 feridos; Nova Zelândia, que teve 37 mortos e 187 feridos; e Coréia do Sul, que deve mais de 5.000 mortos e 10.000 feridos. O esforço militar vietnamita reuniu mais de 1 milhão de homens do Vietnã do Norte, cerca de 10 mil chineses e dúzias de soviéticos, a maioria pilotos de caça da força aérea vietnamita, que contava com os modernos caças MiG-21.

O general Giap, apelidado "Irmão Van", exerceu um importante papel durante a guerra contra os americanos, embora tenha gasto parte dela em tratamento médico na Hungria. A vitória, conforme se sabe, foi do povo vietnamita, mas a um preço muito alto, uma vez que o país foi arrasado por bombardeios americanos e suas perdas materiais e inclusive ecológicas foi muito alta. Em virtude da destruição de mais de 50 mil invasores imperialistas, a opinião pública americana exigiu a retirada das tropas do país genocida.



Vo Nguyen Giap, nos anos posteriores à guerra, veio a ocupar o cargo de Ministro da Defesa e do Birô Político do governo vietnamita, opondo-se a algumas políticas econômicas implantadas durante os anos 80. Conheceu os presidentes do Brasil Lula e Dilma Rousseff, e entrou para a eternidade no dia 4 de outubro de 2013, o mesmo dia em que esse artigo foi escrito. Um nome inesquecível para a história dos povos, especialmente aqueles que lutam por sua libertação, contra o imperialismo. Um herói surgido não da purpurina de efeitos cinematográficos, mas do seio de um povo.

Vo Nguyen Giap (1911-2013)

Um comentário:

A Página Vermelha disse...

Na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=s5kbkvaEbp8