quarta-feira, abril 02, 2014

POLÍTICA: A Página Vermelha publica nota do MEPR sobre uma suposta invasão de sua sede

NOTA DE REPÚDIO ÀS MENTIRAS DIFUNDIDAS PELA DIREÇÃO DO PSTU CONTRA A FIP-RJ E O MEPR

Fomos surpreendidos na manhã de hoje com uma nota publicada em páginas do PSTU atacando a Frente Independente Popular do Rio de Janeiro (FIP-RJ) e o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) com a esdrúxula acusação de termos tentado invadir sua sede na noite de ontem. Em uma nota que não traz nenhum elemento de confirmação, dizem:

“Na noite de ontem, 1/4, cerca de 40 provocadores assumidamente ligados a FIP tentaram invadir nossa sede, quebram vidraças e objetos, e ameaçaram aos menos de 10 militantes que estavam em seu interior”. E, mais adiante: “Este ataque a sede de uma organização de luta e revolucionária, que sempre esteve ao lado da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres, dos negros/as e LGBTs, é uma política fascistóide de organizações como MEPR e FIP; que com isso, só fortalecem a política dos ricos e poderosos, de dividir e criminalizar os movimentos sociais e os partidos de esquerda”.

Dizemos de antemão que a única informação que tivemos sobre o referido episódio foi o relato de algumas pessoas que afirmaram que militantes do PSTU agrediram três ativistas Black Bloc’s na dispersão da manifestação de ontem, fato que a Nota do PSTU, aliás, não esclarece. Não devemos qualquer justificativa a esse grupo, com o qual não mantemos qualquer vínculo ou identidade política ou ideológica. Apenas para mostrar a falsidade de seus argumentos, ressaltamos que ontem, por coincidência, após a manifestação, estávamos os militantes do MEPR reunidos no IFCS, na presença de vários representantes da imprensa popular e ativistas de diversas correntes. Depois, ainda, nos dirigimos para a Faculdade Nacional de Direito, onde ocorria a entrega da medalha Chico Mendes, e diversas pessoas que não militam em nossa Corrente podem confirma-lo. Como se vê, a direção do PSTU escolheu muito mal o momento de despejar o seu fel contra nós.

Sabe-se que os revolucionários se apóiam na verdade, ao passo que todos os oportunistas e reacionários fazem da mentira sua arma, por excelência, na luta política. Derrotada ideológica e moralmente pelas jornadas de junho, quando foi desmascarada como socialista de boca e pacifista burguesa e reformista eleitoreira de fato, tenta a direção do PSTU recuperar alguma credibilidade às custas dos que há meses têm enfrentado nas primeiras linhas a repressão policial, prisões e processos do velho Estado reacionário. E recorrem, sem sentir vergonha, à manipulação e a criminalização de ativistas, exatamente como faz toda a reação. Não é à toa que diversos militantes honestos têm abandonado suas fileiras nos últimos meses.

Só que o tiro sairá pela culatra, mais uma vez. Dizem que “provocadores” (linguajar típico da polícia) assumidamente ligados a FIP tentaram “invadir” sua sede. Provem, senhores, a veracidade do que dizem! Que faixa, cartaz ou qualquer material fazem daqueles ativistas pessoas ASSUMIDAMENTE ligadas a FIP? Provem que qualquer militante do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) estava na sua sede ou arredores na noite de ontem? Provem, através de qualquer vídeo, foto ou outro meio que o que dizem não é uma mentira deslavada! Como mentem, não poderão fazê-lo, o que só aumentará sua desmoralização no seio do movimento popular. Isso é certo.

Repudiamos a postura daqueles que atacam tanto ou mais a juventude combatente que o próprio Estado! Repudiamos a postura daqueles que têm sido na prática cúmplices do terrorismo de Estado contra os manifestantes, engrossando o coro da Rede Globo e do PT/Pecedobê a respeito do discurso contra o “vandalismo”, tergiversando sobre a brutal repressão policial contra os ativistas! Repudiamos aqueles que criminalizam os Black Bloc’s e fazem atos a todo momento em unidade com o PT, Pecedobê, CUT, CTB e Força Sindical, ou seja, com as forças governistas que mantém a impunidade dos torturadores e gerenciam a repressão aos protestos atualmente! Repudiamos os que jamais disponibilizaram um único advogado sequer para soltar os jovens presos arbitrariamente pela polícia, exceto nos casos que envolviam seus militantes! Repudiamos aqueles que traíram a histórica greve dos professores do Rio no ano passado, com medo da radicalização da categoria que rechaçou sua postura conciliadora! Repudiamos aqueles que se calaram quando a Tropa de Choque invadiu o Encontro da FIP e a Aldeia Maracanã, em dezembro passado, prendendo ativistas e removendo aquele histórico espaço de resistência! Repudiamos aqueles que nenhuma medida prática têm feito pela campanha em defesa da libertação dos presos políticos e extinção dos processos! Repudiamos aqueles que usam a mentira como arma na luta política, dividindo as forças populares e fazendo com isso o jogo do governo!

Exigimos:

-Esclareçam o episódio de agressão a três ativistas Black Bloc’s por parte de militantes do PSTU ao término da manifestação de ontem (01/04);

-Provem por meio de fotos, vídeos ou qualquer outra fonte documentada que militantes do MEPR tenham estado ontem na sede do PSTU ou seus arredores, ao término da manifestação;

-Provem que a Frente Independente Popular (FIP-RJ) tenha qualquer envolvimento com ditos episódios;

-Uma vez comprovada a inconsistência das acusações, façam um desmentido público.

Conclamamos o movimento popular a repudiar e rechaçar essas práticas irresponsáveis, sectárias e divisionistas. Divergências políticas e ideológicas devem ser tratadas no terreno da argumentação, jamais com base em suposições e injúrias. Há dois meses do início da Copa do Mundo e num quadro de ocupação militar das favelas, devemos concentrar nossos ataques no inimigo de classe, e é intolerável que organizações que constroem diariamente a luta popular sejam atacadas de forma tão leviana.

Movimento Estudantil Popular Revolucionário – MEPR, 02/04/2014

Um comentário:

Pedagogia do Futuro disse...

O fato é que há partidos que se dizem populares, mas na verdade são ouro de tolo, por serem de uma elite disfarçada, que está aí para manter a estrutura social e política do jeito que está, através de uma maquiagem. Isto é, os típicos partidos burgueses chegam em um certo momento a não convencerem mais a população de seus "planos para o povo", pois sua face elitista é visível, por isso o povo pode pensar:"Esses caras não estão com nada, pois só fazem para eles, só nos enganam. Não vamos mais votar neles!". Ao sentirem esse perigo de perder o poder, criam legendas ditas de "esquerda", para se manterem por trás delas. sendo assim quem é revolucionário de verdade não se deixa enganar por esses revolucionários de salão, como você bem disse Cristiano.